Quer doar sangue? A unidade móvel do Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc) estará na Praça da Bandeira, no próximo dia 23 de julho, durante todo o dia. Voluntários podem doar a partir das 8h. É necessário estar com a carteira de identidade em mãos, ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável. É preciso estar bem de saúde, alimentado e pesar mais de 50 quilos. Para a primeira doação de sangue, os interessados devem ter no máximo 60 anos.
A secretária de Saúde, Jocelene da Silveira, informa que 100 senhas serão entregues para os voluntários. “Às 8h serão distribuídas 50 senhas e depois, às 13h30, mais 50. Lembrando que os homens podem doar num intervalo de dois meses e mulheres precisam aguardar três meses,” alerta. A unidade do Hemosc visitou Porto Belo em outubro do ano passado.
Os voluntários precisam responder um questionário. Apesar dos exames realizados no sangue coletado, existe um período chamado janela imunológica, tempo entre contaminação e positividade do teste, o que significa que o doador pode ter sido contaminado por um vírus e que não foi detectado no exame. Por isso o Hemosc pede sinceridade nas respostas ao questionário.
|