Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 18 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

11 de Fevereiro de 2022 - 00:54:35

Com a CGE, Lei Anticorrupção sai do papel em Santa Catarina

O Controlador-Geral do Estado de Santa Catarina fala sobre a importância da lei anticorrupção
 
 
Com a CGE, Lei Anticorrupção sai do papel em Santa Catarina

Por Cristiano Socas da Silva, Controlador-Geral do Estado de Santa Catarina

 

A Lei Anticorrupção Lei nº 12.846/2013 criou mecanismos importantes para combater e punir atos lesivos praticados por empresas privadas em face à administração pública. Dentre elas, o chamado Acordo de Leniência, que tem como principal objetivo a reparação de danos causados aos cofres públicos por parte de empresas privadas, não impedindo de forma alguma a responsabilização das pessoas físicas na esfera penal.

O acordo de leniência firmado pelo Governo do Estado de Santa Catarina com a Neoway Tecnologia é um marco para a administração pública estadual. É a primeira negociação firmada que reverterá aos cofres públicos estaduais mais de R$ 50 milhões; e isso num prazo de até 210 dias.

Antes da existência da Controladoria-Geral do Estado, criada em 2019 pelo governador Carlos Moisés, o Governo sequer havia instaurado um Processo Administrativo de Responsabilização de Empresas. Hoje, existe uma estrutura na CGE, ainda que incipiente, totalmente especializada em ações de combate à corrupção, coordenando sete processos.

O Acordo de Leniência é uma medida administrativa e sancionatória que permite, a partir da colaboração de empresas envolvidas em ilícitos, a rápida composição de danos ou prejuízos ao Estado. E mais: traz a revelação de ilícitos inéditos ou que só seriam desvendados a partir de custosa persecução investigativa.

Em troca, a empresa recebe diminuição de penalidades administrativas. Além disso, assume o compromisso de estabelecer um rígido programa de integridade e compliance, que não permita quaisquer prática ilegal ou imoral por parte de seus empregados e representantes. Implementado durante as negociações, o programa da Neoway será monitorado pela CGE pelo prazo de três anos.

Portanto, além de confessar e comprovar os ilícitos, pagar multas e de devolver os recursos obtidos com as infrações, a empresa se compromete a mudar sua cultura organizacional. É um mecanismo inédito em nosso ordenamento, baseado em legislações de países com histórico combate à corrupção, substituindo formas tradicionais de investigação e resolução de conflitos, geralmente lentas e custosas, por uma mais ágil e efetiva.

A aderência da Neoway ao processo colaborativo é também uma demonstração irrefutável de confiança. As empresas que querem trilhar o caminho da integridade estão confiando nas instituições públicas e nos seus novos instrumentos para evitar e reprimir os desmandos na administração pública. Instituições tais quais a CGE.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube