Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

17 de Dezembro de 2021 - 18:29:51

Artesão constrói réplicas de caminhões para todo o país

As miniaturas têm dimensões proporcionalmente perfeitas, cores que reproduzem as dos modelos originais, sistema de faróis, luzes de sinalização e até adesivos personalizados
 
 
Artesão constrói réplicas de caminhões para todo o país

Quem quiser conhecer o trabalho do seu José pode entrar em contato pelo telefone (48) 99934-2373  

 

José Jovan Ribeiro tinha nove anos de idade e já dava algum apoio ao pai, Arlindo Ribeiro, no trabalho em uma serraria, em Caçador, no Norte do estado. Faltavam-lhe, então, tempo para brincar e dinheiro para os brinquedos que sonhava ter. Havia de sobra, no entanto, restos de madeira – e das boas: araucária, imbuía, canela. Foi com esses materiais que o garoto construiu seu primeiro caminhãozinho, dos poucos brinquedos que possuía na infância. Além de usá-lo para brincar, José ainda o aproveitava para carregar lenha para o fogão de casa. 

Mais de quarenta anos depois, ele está em um pequeno cômodo, de não mais do que 10m², cercado de ferramentas, onde passa praticamente todo o dia produzindo réplicas perfeitas de diversos modelos de caminhão. O ofício, ele passou a desenvolver depois de passar por problemas sérios. José vivia em Camboriú, mas, seguindo os passos do pai, estava trabalhando em uma serraria na pequena Major Vieira. Um dia, ia de moto ao trabalho quando foi atingido por um carro. As piores consequências do acidente foram lesões na perna esquerda, agravadas por atendimento médico inadequado. 

A partir daí, José viveu uma luta diária dolorida e, ao fim de dois anos, precisou amputar a perna acima do joelho. Depois disso ele até fez um ou outro bico, mas acabou tendo que se aposentar e então a rotina mudou completamente. Acostumado ao trabalho, se viu em casa, refém do tempo que parecia não passar e do tédio que tomou conta dos dias. 

Como se lembrasse daquele brinquedo que construiu na infância, começou a juntar restos de madeira e a fazer alguns caminhões para passar o tempo. No início, era apenas um hobby e os caminhões bem simples, para crianças brincarem. 

 

RÉPLICAS PERFEITAS

José foi aprimorando sua técnica e passou a reproduzir modelos de caminhões e carretas reais. E as réplicas começaram a chamar a atenção das pessoas porque, de fato, são muito similares e possuem detalhes que impressionam. As miniaturas têm dimensões proporcionalmente perfeitas, cores que reproduzem as dos modelos originais, sistema de faróisluzes de sinalização e até adesivos personalizados. 

O que era um passatempo, se tornou trabalho e fonte de renda extra, mas o que importa mesmo, para José, é ocupar a cabeça. “Isso aqui é uma terapia pra mim, porque se eu ficar parado sem fazer nada acho que fico doente. Seis horas da manhã já estou aqui e passo o dia inteiro praticamente trabalhando”, relata. 

Com o aperfeiçoamento do trabalho, José conquistou clientes que são, sobretudo, caminhoneiros e empresas do ramo do transporte. As encomendas chegam de diversas partes do país pela internet e os pedidos geralmente são para que o artesão reproduza os caminhões dos clientes, com todos os seus detalhes. 

A produção é intensa: desde que começou, há seis anos, ele calcula que já tenha fabricado cerca de 600 exemplares, que estão espalhados Brasil afora. Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Paraíba, entre outros estão na lista de estados para onde as peças já foram enviadas. 

 

MUDANÇA DE PLANOS

Se tudo correr bem, explica José, as réplicas ficam prontas em 15 dias. Mas o trabalho também é cansativo e estressante. Por isso, ele está planejando uma mudança: quer focar mais em peças para floricultura e agropecuárias, como vasos e utensílios para pets, mais simples de produzir e reduzir a produção dos caminhões. Não pretende parar, no entanto, e já tem um bom número de encomendas para atender. As obras de José, portanto, seguirão rodando pelo país e enchendo de orgulho os apaixonados pelaestradas.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube