Um dos pontos que auxilia a aumentar os índices é o investimento em educação e saúde
A divulgação do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) apresentou o município de Porto Belo como o 3º com melhor gestão em finanças do Estado de Santa Catarina. O índice avalia questões como autonomia, gasto com pessoal, capacidade de investir e investimentos em educação e saúde. Os dados foram disponibilizados no site www.igm.cfa.org.br. Porto Belo alcançou o índice 8.0 neste ano de 2021, ficando atrás apenas de Joaçaba e Timbó. O Município é o 23º no mesmo setor, a nível Nacional.
O prefeito de Porto Belo, Emerson Stein, destaca a importância deste índice, que todos os anos é avaliado pelo Governo Municipal, que busca melhorar. “Todos os anos recebemos as notas da avaliação realizada e a equipe faz um levantamento daquilo que acertou e daquilo que pode melhorar. Ficamos felizes em saber que os investimentos do Governo Municipal foram além do desenvolvimento do próprio Município, colocando-nos entre os melhores gestores em finanças de Santa Catarina. Esta, sem dúvidas, é a consequência do trabalho de toda uma equipe, que sempre dedicada, busca fazer mais e melhor”, destaca o prefeito.
Lançado em 2016, o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) foi criado com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, através de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu Município. A construção do IGM/CFA envolve a manipulação de mais de 650.000 linhas de dados e manipulação de mais de dez bases diferentes.
Um dos pontos que auxilia o Município de Porto Belo a aumentar seus índices em relação à gestão em finanças é o investimento em educação e saúde. No ano de 2019, Porto Belo alcançou 6,39 pontos em investimento nestas áreas, no ano de 2020 alcançou 8,62 pontos e no ano de 2021, alcançou 9,09 pontos.
|