Fundado em 1942, o Hospital São José (HSJ), de Tijucas, tem se apresentado como um grande aliado dos quase quarenta mil habitantes da cidade que buscam por atendimento médico confiável na região. Sendo a única instituição de saúde no município desde sua inauguração, o hospital também atua como referência para moradores de regiões próximas, como Balneário Camboriú e cidades adjacentes, que apostam na qualidade e na humanização dos serviços oferecidos pelos colaboradores.
No último dia 10, o HSJ, revitalizou a sua marca, dentro da atual identidade visual da Rede Santa Catarina, instituição confessional e filantrópica à qual faz parte e que é responsável pela administração de 19 entidades com atuação social, em saúde e educação. O Hospital passou a ser gerido pela Rede Santa Catarina em 2015 e, para o Gerente Administrativo da Casa, Jean Carlos dos Santos, desde então, diversos aspectos da Unidade foram aprimorados devido a implementação de critérios que padronizam a qualidade de atendimento em todas as Casas gerenciadas pela Instituição.
A mudança inclui também atualização dos sites, redes sociais, papelaria, além de campanha informativa para o público interno. “Cabe destacar que um site exclusivo voltado aos serviços ofertados pela Unidade já era um projeto contemplado pela área administrativa, porém, após a revitalização, os esforços para concretizar esta plataforma foram potencializados e já o colocamos no ar (www.redesantacatarina.org.br/hospital/saojose-tijucas). Com isso, aqueles que buscam por atendimento médico na região, poderão consultar todas as especialidades que oferecemos com maior facilidade e conforto”, adiciona o Gerente.
Escopo de atuação local e especialidades de referência
Não só na cidade de Tijucas, mas nos municípios adjacentes, o Hospital São José, se destaca, particularmente, nos atendimentos associados à Ortopedia e ao Centro de Diagnóstico por Imagem, que é uma das maiores referências do serviço na região e constantemente recebe pacientes encaminhados de outros hospitais. Atualmente, a sua unidade de emergência atende, mensalmente, cerca de 2.500 pacientes e, ao todo, o número de visitantes neste prazo costuma se manter entre cinco a seis mil, reforçando a relevância e alta demanda das especialidades oferecidas à comunidade local.
“Por este motivo, recentemente expandimos o número de colaboradores dedicados a esta unidade, com o objetivo de agilizar os atendimentos, diminuir o tempo de espera dos visitantes e reduzir o tráfego de pessoas no ambiente hospitalar, principalmente em meio a pandemia”, completa Jean.
Nos últimos dois anos, o HSJ investiu em diferentes especialidades estratégicas visando aprimorar os recursos utilizados por colaboradores e o suporte oferecido aos assistidos. Entre as principais áreas de atuação que têm crescido na Casa, a Psiquiatria e o Centro Cirúrgico ganham certa ênfase devido à crescente demanda mapeada para estes serviços na região.
Vale notar que, apenas em 2020, as unidades de Saúde da Rede Santa Catarina, em conjunto, realizaram, aproximadamente, 103,2 mil internações hospitalares e atenderam 450 mil pacientes-dia. Além disso, neste período foram mais de 3,4 milhões de consultas médicas (ambulatoriais e pronto-atendimento), incluindo consultas especializadas, exames laboratoriais, diagnóstico por imagem, tratamentos clínicos e oncológicos, procedimentos cirúrgicos de urgência/emergência e eletivos.
Ao todo, 71,6% dos atendimentos feitos pela Rede Santa Catarina em 2020, foram destinados ao Sistema Único de Saúde, por meio de parcerias que a instituição mantém com Governos locais em quatro estados (Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina). “Uma das grandes expectativas que temos é expandir localmente ainda mais o relacionamento do hospital com o poder público seja, possibilitando maior contribuição para as demandas regionais e para o engajamento da população frente ao nosso Hospital”, finaliza o gerente.
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