Topo
TIJUCAS | Sábado, 20 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

27 de Agosto de 2021 - 21:22:11

Santa Catarina vai iniciar vacinação dos adolescentes

A imunização das pessoas com idade entre 12 e 17 anos começa no dia 1º de setembro, logo após finalizada a aplicação da primeira dose na população adulta
 
 
Santa Catarina vai iniciar vacinação dos adolescentes

A vacinação dos adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos, contra a Covid-19 começa no dia 1º de setembro, logo após finalizada a aplicação da primeira dose na população adulta, com 18 anos ou mais. A estratégia já havia sido autorizada pelo Ministério da Saúde (MS) e será realizada apenas com doses da vacina Pfizer, única aprovada pela Anvisa, até o momento, para a faixa etária.  

Desta forma, os municípios catarinenses deverão destinar 10% das doses recebidas para vacinar os adolescentes com comorbidades, deficiência permanente grave, gestantes, puérperas e lactantes; e os outros 90% para a aplicação nos demais adolescentes, por faixa etária, sempre de forma decrescente, da maior idade para a menor, conforme o envio das doses pelo Ministério da Saúde. 

"Definimos com os municípios que a vacinação dos adolescentes começa no dia 1º de setembro. Estamos conseguindo cumprir a projeção de vacinar os adultos com a primeira dose até final de agosto. É fundamental que todos compareçam no prazo correto para completar a imunização com a segunda dose. Também estamos prontos para iniciar o reforço para os idosos, conforme o envio de doses por parte do Ministério da Saúde", projetou o governador Carlos Moisés. 

"Só foi possível chegar a esse avanço na vacinação por uma política de fato tripartite, onde o Estado trabalhou em conjunto com o Ministério da Saúde e com os municípios. Foi por nossa solicitação que a CIB, que é pactuada com todos os secretários municipais de Saúde, discutiu a vacinação de início imediato para adolescentes com comorbidades. Igualmente, a partir de setembro, todos os adolescentes entre 12 até 17 anos começam a ser vacinados em SC. É um fato histórico e que nos move adiante para um cenário pós-pandêmico", destacou o secretário André Motta Ribeiro. 

O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, destacou a importância da vacinação dos adolescentes. “Para reduzirmos a circulação do vírus no estado precisamos que o maior número de pessoas possível esteja vacinada. Solicitamos que os jovens compareçam aos locais de vacinação, a partir de setembro, e continuem fazendo o uso das medidas preventivas como uso de máscara, higienização das mãos e adotando o distanciamento social”, conclui.  

Os critérios para a vacinação deste público foram definidos e pactuados entre estado e municípios na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada nesta terça-feira, 24. A estimativa populacional dos adolescentes de 12 a 17 anos, em Santa Catarina, é de 549.894 pessoas (dados IBGE, 2020). 

 

DOSES DE REFORÇO

A aplicação de uma dose de reforço para os idosos e pessoas com imunossupressão, com esquema vacinal há mais de 6 meses, também foi pactuada na reunião CIB desta terça. As doses para essa ação serão disponibilizadas a partir do mês de setembro, concomitante a vacinação dos adolescentes no Estado. Mais detalhes sobre como se dará essa ação serão divulgados pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina nos próximos dias, a partir do recebimento de novas doses do Ministério da Saúde.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube