Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

13 de Agosto de 2021 - 13:55:00

O oceano como Destino

Estaleiro daqui constrói catamarã que consideram como o primeiro barco de luxo da região
 
 
O oceano como Destino

O catamarã foi construído pelo Estaleiro do Vitor, empresa familiar do bairro Santa Luzia 

 

No meio do último mês de julho, os irmãos Ezequiel e Elizeu Vitor Lucinda estavam a bordo do catamarã Destino na baía de Zimbros e contemplavam um belo amanhecer, o sol alaranjando o horizonte. Naquele momento, presenciaram algo extremamente raro na região: cerca de cem golfinhos cercaram a embarcação, como se dessem as boas-vindas ao barco que navegava pela primeira vez. O catamarã foi construído pelos irmãos, proprietários do Estaleiro do Vitor, empresa familiar do bairro Santa Luzia, que há cerca de 40 anos se dedica à construção naval. 

A história começou com o avô, Manoel, que era carpinteiro e trabalhava com peças para engenhos no interior de Tijucas. Depois, mudou-se para Zimbros, onde começou a tradição da família na carpintaria naval, herdada pelos filhos, entre eles Vitor, que estabeleceu o estaleiro às margens do Rio dos Bobos, na Santa Luzia, no mesmo local onde até hoje, aos 69 anos, segue trabalhando. 

Atualmente, porém, são os filhos que estão à frente do estaleiro. O trabalho geralmente envolve a construção e reformas de barcos de pesca tradicional, em madeira, como baleeiras e barcos usados na pesca de camarões e peixes. Nos últimos anos, porém, eles têm buscado o aprendizado de novas técnicas de construção naval, aperfeiçoando a atuação do estaleiro.  

Ezequiel, por exemplo, trabalhou em algumas fábricas de barcos de luxo, aprimorando os conhecimentos na lida com a fibra. Silvano, outro filho de seu Vitor, também trabalha com o material. Essa busca por evolução nos negócios da família trouxe novidades para o estaleiro tradicional. Em 2016, os irmãos iniciaram uma reforma completa em um catamarã, que duraria longos quatro anos.  

 

GRANDE DESAFIO

Numa daquelas coincidências que não se pode explicar completamente, enquanto a reforma acontecia, em 2018, os irmãos foram procurados por dois empresários que tinham um projeto para construir um catamarã do zero. O contato, porém, era para alugar um galpão que eles haviam construído no outro lado do Rio dos Bobos, como um investimento, porque precisavam de um lugar para tocar o projeto de construção do barco. 

Quando descobriram que os proprietários do galpão eram construtores navais e estavam trabalhando justamente na reforma de um catamarã, resolveram contratá-los para executar o projeto. Estava posto o maior desafio profissional do Estaleiro do Vitor – pelo menos até agora. “Só foi possível assumir o projeto porque tínhamos buscado conhecimento fora. Foi uma junção perfeita da nossa experiência profissional com o sonho e os recursos dos donos do projeto”, salienta Ezequiel.  

 

PIONEIROS NA REGIÃO

Ao assumirem a missão, os irmãos Vitor tinham em mãos um projeto desenvolvido na Austrália. Um catamarã de seis metros de largura e 40 pés de altura, o que dá pouco mais de 12 metros. O trabalho foi todo liderado por Ezequiel e Elizeu, com o apoio dos donos do barco, de uma equipe de funcionários dedicados e de uma rede de fornecedores que foram fundamentais no suporte durante todo o processo. 

A qualidade do acabamento da embarcação, segundo os irmãos, é o que credencia o catamarã Destino como um barco de luxo. Com 100% da construção dele realizada no Estaleiro do Vitor, eles consideram este como o primeiro projeto dessa natureza da região. “A maior dificuldade era a parte de acabamento. Além da parte náutica, fizemos a instalação elétrica, todo o mobiliário, pintura. É tudo muito detalhado e acho que conseguimos um resultado de excelência”, resume Elizeu.  

Foram três anos de trabalho, inquietações, estudo e muita dedicação até colocar o catamarã na água, com a recepção especial daquele belo amanhecer e do show dos golfinhos. Aquele momento, segundo Elizeu e Ezequiel, ficará guardado na memória para sempre. “Aquilo foi uma bênção, um presente de Deus mesmo”, afirmam. 

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube