A Câmara Municipal de Tijucas aprovou uma indicação da vereadora Nadir Amorim (PSD), que sugere a implantação de programa de incentivo à contratação de mulheres vítimas de violência doméstica no Município. A votação da proposta aconteceu na última sessão de junho do Poder Legislativo, sendo encaminhada para análise do Poder Executivo.
O programa consiste em mobilizar as empresas de Tijucas a disponibilizarem vagas de emprego, com prioridade às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, através da criação do “Banco de Empregos”, onde as empresas interessadas farão seu cadastro junto ao Sine Municipal, com acompanhamento de equipes da Procuradoria da Mulher.
Para a autora da proposta, vereadora Nadir Amorim (PSD), obter uma renda pode ser o caminho para que mulheres vítimas de violência doméstica terminem um relacionamento abusivo, tendo em vista sua maior independência em relação ao parceiro. “Muitas vezes as mulheres se submetem a um relacionamento abusivo porque não tem um trabalho, não tem para onde correr, e acabam ficando submissas àquela situação”, opina a parlamentar.
Pesquisas comprovam que grande parte das mulheres vítimas de violência doméstica não procuram ajuda e possuem medo de não conseguir sustentar a família por conta própria, já que muitas vezes dependem economicamente do agressor, inclusive para o sustento dos seus filhos. Para interromper esse ciclo, é importante reconhecer que essas mulheres estão em situação de vulnerabilidade financeira, dando-lhes condições de viabilizar liberdade e autonomia através da oportunidade do emprego.
Para evitar qualquer estigma, o programa de incentivo à contratação deverá determinar que as informações e documentações relacionadas à situação de vulnerabilidade da vítima de violência sejam mantidas em sigilo.
|