Topo
TIJUCAS | Terça Feira, 16 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

28 de Maio de 2021 - 17:06:46

Alunos assistem documentário sobre as canoas de garapuvu

 
 
Alunos assistem documentário sobre as canoas de garapuvu

Primeira exibição aconteceu na escola estadual Valério Gomes, em Tijucas 

 

Mais do que uma embarcação, a canoa de garapuvu ou canoa de um pau só é símbolo de resistência na prática artesanal da pesca litorânea catarinense – e de muitas colônias pesqueiras no litoral brasileiro. O documentário Canoa bordada de Garapuvu: a embarcação de um pau só (2018), do Comitê Tijucas Biguaçu, conta a história desse patrimônio cultural. Na tarde da última quarta-feira (19), aconteceu a primeira de uma série de exibições do filme por escolas de cidades do litoral catarinense, na Escola Estadual Básica Valério Gomes, em Tijucas. 

A circulação do documentário por escolas da região tem o objetivo de disseminar o tema e proporcionar aos estudantes uma oportunidade de contato com assunto de tamanha importância em diversas esferas do conhecimento. “Acreditamos que é uma maneira interessante de mostrar essa tradição para os jovens, num formato mais atrativo, utilizando o cinema. Esperamos enriquecer o debate e proporcionar um momento de reflexão sobre esse aspecto importante da nossa cultura para os alunos”, afirma o técnico ambiental da Associação Caminho das Águas de Tijucas (ACAT) Tiago Manenti Martins. 

Ao longo do ano, o documentário será exibido também em Itapema, Bombinhas, Porto Belo, Biguaçu, Governador Celso Ramos e Florianópolis. Com aproximadamente 30 minutos de duração, o trabalho foi gravado nas mesmas cidades em que será exibido ao longo de 2021. Interessados em receber a exibição do documentário, podem entrar em contato através do Instagram nos perfis @esmeraldainstituto e @acatijucas e pelo e-mail [email protected]. 

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Estado amplia serviço aeromédico e todo catarinense está a apenas 20 minutos de um atendimento por aeronave
Porto Belo lança o programa voltado para pacientes com dores crônicas
Defesa Civil de Tijucas participa de reunião da Granfpolis sobre prevenção e resposta a desastres
Conselho Tutelar de Canelinha recebe automóvel do Ministério Público
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube