Vereadores defendem que agentes podem identificar eventuais vítimas de violência doméstica
Os vereadores da Câmara de Tijucas aprovaram por unanimidade a Indicação nº 217/2021, que sugere ao prefeito a implantação de um programa de capacitação para os agentes de saúde sobre a Lei Maria da Penha. A medida tem por objetivo permitir que as servidoras identifiquem eventuais vítimas de violência doméstica, prestando a elas informações e orientações. A proposta foi apresentada pelos vereadores Cláudio de Oliveira (PP) e Nadir Olindina de Amorim (PSD).
Na indicação, os vereadores sugerem que o programa de capacitação aconteça por meio de palestras, encontros, debates, seminários ou outras atividades educativas. O objetivo dos cursos é preparar as agentes comunitárias de saúde para identificar e orientar mulheres vítimas de violência no âmbito domiciliar - como violência física, psicológica, moral, patrimonial e sexual.
Para os autores da proposta, as agentes de saúde são fundamentais no enfrentamento à violência contra a mulher devido a sua forte inserção nas comunidades em que atuam. “São essas profissionais, em sua grande maioria também mulheres, que fazem visitas rotineiras in loco, conhecem o núcleo familiar, a rotina da comunidade e conseguem adentrar nos lares”, justificam os parlamentares.
|