Mora em Canelinha e sua renda familiar não ultrapassa dois salários mínimos? Então você pode se enquadrar na tarifa social. Ao invés de pagar a tarifa de R$ 23,53, tem um desconto para desembolsar R$ 4,40. Até o início de junho, 146 famílias tinham o benefício. Mas perderam temporariamente. Para voltarem a ter o desconto, precisam fazerem novo cadastro.
A tarifa social é prevista na lei de criação do Serviço Municipal de Água, Infraestrutura e Saneamento de Canelinha (Semais). No entanto, segundo o diretor geral Gilberto Rosa, o Betão, a Câmara de Vereadores fez uma emenda em que dava prazo de 365 dias para o recadastramento dos beneficiados, isso em 2010. O prazo foi estendido, a determinação divulgada, mas as pessoas não apareceram.
“Infelizmente, tivemos de cortar a tarifa social de todos para que cumpram o que prevê a lei e venham atualizar o cadastro. As pessoas que vierem fazer o recadastramento, voltam a ter o benefício”, garante Betão. Ele explica que, para se enquadrar na carência prevista pela legislação municipal, o morador deve procurar a secretaria municipal de Assistência Social, onde deverá comprovar que a renda familiar não é maior que dois salários mínimos. Depois, com o parecer socioeconômico, ir até o Semais e fazer o cadastro.
|