Tijucas está entre as cidades que interrompeu aplicação da segunda dose por falta de Coronavac
A falta de doses da vacina Coronavac já compromete pelo menos cinco municípios da Grande Florianópolis, até a última quarta-feira, conforme levantamento publicado pelo portal ND+. São eles: Tijucas, São José, Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz e Rancho Queimado. Á reportagem do DAQUI, a Secretaria de Estado da Saúde informou a chegada de 4 mil doses da Coronavac ontem à tarde, mas que ainda não havia a definição de quantidade a ser enviada para cada cidade.
Pelo menos outros cinco municípios em Santa Catarina enfrentam o mesmo problema – Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Penha, Balneário Piçarras e Barra Velha. Neste, a vacinação está suspensa desde a última semana. A produção do Instituto Butantan está atrasada, o que compromete a entrega e distribuição das doses em todo o país. O último lote pousou em Santa Catarina no dia 23 de abril, com cerca de 129 mil imunizantes.
As duas doses de Coronavac devem ser aplicadas em um intervalo de 28 dias. O atraso afeta as pessoas cujo prazo de espera é concluído nesta semana. Somente nos municípios de Florianópolis, Rancho Queimado e Santo Amaro da Imperatriz, a soma é de mais de 2.500 moradores.
Em contato com a Secretaria de Estado da Saúde, a reportagem do DAQUI foi informada que ontem à tarde estava prevista a chegada de nova remessa de doses da vacina contra a Covid-19: sendo 214.500 da AstraZeneca e 4.000 da Coronavac. O Estado ainda informou que somente após a chegada das doses divulgaria o quantitativo a ser enviado para cada município – definição que deve acontecer hoje.
Conforme o último boletim divulgado pela prefeitura de Tijucas, foram aplicadas 5.439 primeira dose – sendo que, destes, 2.561 já receberam a segunda dose da imunização contra o coronavírus. O calendário de vacinação depende da liberação de nova remessa pelo Estado e o pedido da prefeitura é que as pessoas fiquem atentas as divulgações feitas nas redes sociais do Município.
|