Topo
TIJUCAS | Sábado, 20 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

19 de Março de 2021 - 18:30:21

Câmara aprova projeto para divulgar lista dos vacinados

Antes de virar lei municipal, proposta está sob análise do prefeito, que poderá vetar ou sancionar o projeto no prazo de 15 dias úteis
 
 
Câmara aprova projeto para divulgar lista dos vacinados

Proposição tem apoio favorável da OAB/SC e Ministério Público  

 

Os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas aprovaram o Projeto de Lei nº 08/2021, de autoria do vereador Cláudio Eduardo de Souza (PDT) – o Cláudio do Jornal – que obriga o Município a divulgar a lista de pessoas imunizadas contra Covid-19. Aprovada por unanimidade no dia 15 de março, a proposta foi encaminhada ao Prefeito na terça-feira (16), que decide agora se sanciona ou veta o projeto. O prazo para manifestação é de 15 dias úteis. 

De acordo com a redação do projeto, o Município de Tijucas fica obrigado a publicar, na internet, a relação de pessoas que já receberam doses da vacina contra o coronavírus. Além do nome de cada vacinado, a lista deverá conter o bairro do morador; número do cartão de saúde (com apenas cinco dígitos); data de nascimento; estabelecimento de saúde em que foi aplicada a vacina; data da vacinação; grupo prioritário ao qual pertence e nome da vacina empregada. 

O conteúdo deve ser disponibilizado em portal próprio para isso, ou no site oficial do Município, por meio de link de acesso à relação de pessoas vacinadas. O projeto ainda prevê que os dados devem ser atualizados diariamente, ficando disponíveis pelo tempo em que perdurar a situação de emergência em saúde pública no país. 

Para garantir a transparência das informações sem invadir o direito à privacidade dos vacinados, a proposta também prevê mitigações na exposição dos dados. Na hipótese de a pessoa vacinada pertencer a grupo prioritário em razão da existência de comorbidade, por exemplo, a condição de saúde não deve ser divulgada, preservando assim o direito à privacidade de cada pessoa. Nesses casos, a informação contará apenas com a expressão “grupo de comorbidades”, como forma de demonstrar que o cidadão pertencia a um grupo prioritário. 

Ao comentar o projeto, o vereador Cláudio do Jornal (PDT) disse que o processo de vacinação ficará mais claro para a população. “Aquelas perguntas que ouvimos sempre, se alguém tiver dúvida, vai estar lá o nome da pessoa vacinada, vamos poder esclarecer qualquer situação. Isso vai parar com aqueles comentários de que ‘fulano conseguiu [a vacina] para sicrano’. Tudo feito com transparência”, disse. 

O parlamentar ainda ressaltou que a aprovação da medida é uma demonstração de transparência por parte dos 13 parlamentares. “Estamos dando esse passo para dizer: estamos aqui para defender o que é justo e para defender a transparência, porque quem não deve, não teme. Então, já agradeço aos vereadores, que deram hoje um grande exemplo de que estamos aqui para fazer diferente em nossa legislatura”, comentou o vereador Cláudio do Jornal (PDT).  

Segundo levantamento do vereador, Tijucas possui em caixa R$ 1.402.000,00 em recursos provenientes da União com destinação exclusiva para combate ao coronavírus. Para o parlamentar, esse dinheiro deveria ser investido na compra vacinas para imunização de todos os moradores. “Agora não é o momento de falarmos em lockdown. Nada de fechar, a vacinação é o essencial. É por isso que temos que lutar agora”, defendeu. Em Carta de Intenções enviada à FECAM, Tijucas manifestou intenção de adquirir 3 mil doses da vacina Sputinik V, número considerado baixo pelo parlamentar, tendo em vista a população total do Município. 

 

PARA VIRAR LEI

Segundo a Lei Orgânica de Tijucas, recebido o projeto, o Prefeito terá prazo de 15 dias úteis para se manifestar sobre teor da proposta. Nesse caso, poderá sancionar – ou seja, transformar o projeto em lei – ou vetar o projeto, barrando totalmente ou parcialmente a medida. Caso isso ocorra, a proposta retorna ao Poder Legislativo para uma nova análise, momento em que os vereadores devem decidir se mantêm ou se derrubam o veto. 

No entanto, passados o prazo sem que o Prefeito tenha se manifestado de qualquer forma, o projeto será considerado sancionado automaticamente. Com o recebimento do projeto no dia 16 de março, o Poder Executivo tem até o dia 06 de abril para se posicionar.  

 

MP FAVORÁVEL

Encontra-se em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) o Projeto de Lei nº 0040.9/2021, do deputado Felipe Estevão (PSL), que visa estabelecer a obrigatoriedade de publicação, na internet, da relação atualizada de pessoas que já receberam doses da vacina contra a covid-19. A proposta serviu de base para o projeto aprovado em Tijucas. 

Em nível estadual, o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fernando da Silva Comin, e o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC), Rafael de Assis Horn, enviaram um ofício conjunto ao Presidente da ALESC, Deputado Mauro de Nadal, manifestando apoio ao projeto. 

Para o MPSC e a OAB/SC, o projeto é uma oportunidade para que o Estado de Santa Catarina novamente protagonize a construção de um paradigma de transparência no serviço público, desta vez em face dos desafios impostos pela necessidade de imunização célere e ordenada de grandes contingentes populacionais e dada a perspectiva de insuficiência de doses que projeto no médio prazo. 

O ofício conjunto ressalta, ainda, que o projeto de lei estabelece salvaguardas importantes aos direitos à intimidade e à privacidade, como a ocultação parcial dos algarismos do CPF dos vacinados e a vedação a que sejam especificadas as condições de saúde dos integrantes do grupo prioritário definido por comorbidades. Dessa forma, equilibram-se transparência e privacidade, no intento maior de atendimento ao interesse público.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube