Nova dose tem como previsão de vacinar os idosos de 75 a 79 anos
O Governo do Estado iniciou a distribuição de metade das 147.400 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, que chegaram a Florianópolis na última quarta-feira (17). Conforme recomendação do Ministério da Saúde, o Estado encaminhou 73.700 doses às centrais regionais para garantir a aplicação da primeira dose (D1) nos grupos prioritários. A segunda dose (D2) será encaminhada posteriormente, tendo em vista que o intervalo de aplicação entre D1 e D2 da Coronavac é de duas a quatro semanas.
As doses que chegaram na quarta-feira a Santa Catarina serão destinadas à vacinação dos trabalhadores da saúde e dos idosos com idade entre 75 a 79. Com relação aos trabalhadores da saúde, devido ao pequeno quantitativo de doses enviadas ao estado para este público-alvo, um total de 11.648, as doses serão distribuídas para os municípios que informaram à Dive a existência de trabalhadores de saúde não vacinados nas unidades hospitalares. “Nesse levantamento, contabilizamos 11.079 trabalhadores de saúde destas unidades que ainda não foram vacinados. Por esse motivo, vamos destinar essas doses a esses profissionais tão essenciais neste momento”, explica a gerente de imunização da Dive, Arieli Schiessl Fialho.
A outra metade das 91.200 doses da vacina Coronavac recebidas no dia 3 de março também serão distribuídas com essa nova remessa. O estado havia encaminhado 45.600 vacinas nos dias 3 e 4 de março para aplicação da primeira dose e agora vai enviar o restante para aplicação da D2.
“Para ser considerada imunizada, a pessoa precisa ter tomado duas doses da vacina. Portanto, orientamos que os municípios definam estratégias para aplicação desta segunda dose, no intervalo adequado, que é de 2 a 4 semanas entre uma dose e outra’, explica João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive.
Confira a quantidade de doses encaminhada aos municípios da região:
- Tijucas: 272 doses destinadas à população com idade de 75 a 79 anos;
- Canelinha: 90 doses destinadas à população com idade de 75 a 79 anos;
- São João Batista: 165 doses destinadas à população com idade de 75 a 79 anos;
- Porto Belo: 151 doses destinadas à população com idade de 75 a 79 anos;
- Bombinhas: 135 doses destinadas à população com idade de 75 a 79 anos.
|