Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

19 de Fevereiro de 2021 - 15:01:27

Quando a arte dos palcos é passada para outras gerações

Douglas Tedesco tem uma longa trajetória no teatro. A partir de março, ele ministra aulas gratuitas na ACIT/CDL Tijucas
 
 
Quando a arte dos palcos é passada para outras gerações

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela plataforma Sympla ou pelo WhatsApp (48) 99932-4012 

 

O menino Douglas estava no ensino fundamental do Colégio Cruz e Souza, em Tijucas, quando se apresentou para uma plateia pela primeira vez. Diante de alunos, professores e pais, em um festival de talentos da escola, subiu ao palco do auditório para imitar o jornalista policial Gil Gomes. O repórter ficou conhecido pela voz dramática com que narrava os mais diversos crimes, pelos trejeitos peculiares e pelo bordão “aqui, agora”.  

Naquele momento, ainda que inconscientemente, sentiu que, fazendo aquilo, poderia transmitir sentimentos que ajudassem as pessoas. “Eu sigo neste mesmo objetivo até hoje. Compartilhar o bem através do que posso dizer no palco”, garante. Aos 32 anos de idade, Douglas Tedesco dos Santos é professor de linguagens no Ensino Médio Integrado do SESI/SENAI e segue no teatro como ator e professor. 

Depois daquela estreia no auditório do colégio, no entanto, ele demoraria alguns anos até se encontrar, de fato, com a arte de atuar. Como tinha dificuldades de se expressar, sentia certa timidez, alguns professores sugeriram que estudasse teatro para se soltar. Aos 14 anos, então, fez um workshop com a consagrada atriz Tônia Carrero (1922-2018), em Florianópolis. Gostou tanto da experiência que, semanas depois, começou um curso de maior duração na Trupe de Teatro Tempestade, em Tijucas. Daí em diante não parou mais. Fez cursos em Florianópolis, Joiville, Itajaí, Blumenau e participou de companhias de teatro como a EmCena, em São João Batista, onde atuou por de seis anos, e Janus, de Tijucas. Rodou o estado apresentando espetáculos, aprendeu com atores e diretores, adquiriu experiência. 

 

ENGENHO DE DENTRO

Douglas se orgulha de ter promovido os primeiros espetáculos teatrais no Anfiteatro Leda Regina de Souza, ainda em 2007, ano da inauguração do espaço. O rapto das cebolinhas e O amor é uma flor roxa, do grupo AECA (Alunos do Exercício Cênico Anchieta), de Itajaí, que integrava à época, foram trazidas por ele. 

Os cursos de teatro em Tijucas, no entanto, estavam em falta e Douglas sentia a necessidade de compartilhar os aprendizados que adquirira ao longo dos anos. “Queria oportunizar para as pessoas essa possibilidade de transformação”, afirma. Surgiu assim, em 25 de janeiro de 2018, a Cia. de Teatro Engenho de Dentro, onde, desde então, Douglas é instrutor voluntário. 

No elenco estão crianças, adolescentes e adultos de diversas idades, que têm aulas quinzenais em que aprendem teoria e prática teatral. O projeto já deu origem à peça Estimada Tijucasbem-humorada homenagem às tradições da cidade, aos costumes do povo daqui, seu modo de falar outras características que formam a sua identidade. 

 

CURSO GRATUITO

A nova empreitada de Douglas Tedesco no teatro começa em março, na ACIT/CDL Tijucas. Ele é o responsável por ministrar as aulas do curso que as entidades promovem para jovens de 12 a 17 anos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela plataforma Sympla ou pelo WhatsApp (48) 99932-4012, onde também é possível solicitar informações adicionais. As aulas acontecem todas as quartas-feiras, das 14h às 17h, na Casa do Empresário, sede das entidades. 

O objetivo do curso, destaca Douglas, é ajudar os jovens a desenvolverem competências socioemocionais como autoconhecimento, expressão e linguagem corporal, persuasão, empatia, entre outras habilidades de grande importância tanto no âmbito pessoal quanto para a carreira profissional. Afinal, o teatro é para mexer com as pessoas e fazer com que, de cada prática, peça ou aula, saiam diferentes do que chegaram. “A gente faz o mundo olhar pra si mesmo através do palco”, sentencia. 

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube