Topo
TIJUCAS | Sábado, 20 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

04 de Fevereiro de 2021 - 12:38:00

Tijucas aplica primeiras doses da vacina da Covid-19

As primeiras aplicações aconteceram no Lar Santa Maria da Paz. Lá, 43 idosos receberam a vacinação
 
 
Tijucas aplica primeiras doses da vacina da Covid-19

Profissionais de Saúde também serão vacinados na primeira etapa  

 

A Secretaria de Saúde de Tijucas aplicou as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 na manhã da última quarta-feira. A profissional de saúde Nilceia Lourenço, que trabalha há 46 anos na área, e o idoso do Lar Santa Maria da Paz, José Antônio de Ávila, de 82 anos, foram as primeiras pessoas a receberem a vacina CoronaVac no município.  

No Lar, foram vacinados todos os 43 idosos que vivem na instituiçãoOntem foi a vez da continuidade da vacina para os demais profissionais de saúde previstos na primeira etapa. “Recebemos um número de doses muito menor do que o esperado, porém, estamos confiantes de que aos poucos, todos serão imunizados. A saúde é a nossa prioridade e estamos cuidando para que todas as ações aconteçam da melhor forma possível”, disse o prefeito Eloi Mariano Rocha. 

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o público idoso com mais de 75 anos, previsto na etapa 1 de vacinação, não será imunizado nesta primeira remessa. Trata-se de uma decisão do Estado durante reunião realizada na segunda-feira (18) pela CIB (Comissão Intergestores Bipartite), da qual fazem parte a Secretaria de Estado da Saúde e todos os secretários municipais do estado.  

POUCAS DOSES 

A medida vale para todos os municípios da região, incluindo Tijucas. Isso porque a quantidade de doses recebida neste primeiro momento foi menor do que a prevista e, com isso, nem todos que estavam elencados para a etapa 1 serão imunizados de imediato. Agora, terão prioridade os profissionais de saúde que atuam na linha de frente e os idosos que moram em instituições de longa permanência. “Nem mesmo a equipe de profissionais de saúde de Tijucas poderá ser vacinada por completo neste primeiro momento já que somente 510 doses foram disponibilizadas ao município”, diz o secretário de Saúde, Vilson Porcíncula. 

O secretário reforça as orientações à comunidade. “Sabemos que estão todos muito ansiosos e esperando por esta vacina, mas precisamos da colaboração da comunidade. Vale ressaltar que estes critérios não são definidos por nós e sim pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde. Enquanto município temos que seguir as notas técnicas e respeitar os protocolos que nos são encaminhados”, diz. 

Ele ainda afirma que é preciso aguardar a chegada de mais vacinas para que outros públicos sejam contemplados. “Hoje o estado não consegue nos passar uma nova data para chegada de mais vacinas porque ainda não tem esta previsão também. É preciso aguardar. Pedimos a todos que mantenham a calma porque, aos poucos, todos serão imunizados, mas ainda é preciso esperar que o país tenha acesso a um número suficiente de doses”, diz o secretário. 

 

QUEM DEVERÁ SER VACINADO NA PRIMEIRA ETAPA? 

profissionais de saúde que atuam nas emergências (Pronto Atendimento 24 horas, Central Covid); 

profissionais que atuam no atendimento hospitalar (Hospital São José); 

profissionais do SAMU; 

idosos com mais de 60 anos que morem em instituições de longa permanência (asilos), bem como os profissionais que trabalham nestas instituições. 

Também estão contemplados neste grupo, profissionais que atuam nas equipes de vacinação da CoronaVac. 

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube