Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 26 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

11 de Dezembro de 2020 - 21:34:18

Número de focos da dengue aumenta 150% em Tijucas

No município existem 225 focos do mosquito transmissor da doença, principalmente no Centro e no bairro Universitário, considerados como infestados
 
 
Número de focos da dengue aumenta 150% em Tijucas

O verão está chegando, com início previsto para o dia 22 de dezembro, e com ele também aumenta o alerta de prevenção ao surto da dengue, zika e chikungunya. Por ser um período de muito calor e frequentes pancadas de chuva, a velocidade da reprodução do mosquito Aedes Aegypti é ampliada, causando grande preocupação na comunidade. 

Por isso, a Vigilância Epidemiológica em Saúde de Tijucas está reforçando a importância da conscientização e do combate ao mosquito transmissor das doenças e seus criadouros. Cada morador deve fazer sua parte e verificar seu quintal, eliminando água parada.  

Para combater o mosquito, uma equipe composta por agentes comunitários e agentes de endemias está visitando as residências e empresas limpando locais com criadouros. De acordo com Joseane Ternes, coordenadora de Endemias, o objetivo é combater a água parada, criadouro do mosquito, nas áreas residenciais e nos estabelecimentos comerciais. Ela alerta que houve um aumento de mais de 150% no número de focos, comparado ao mesmo período do ano passado. 

“Nossa preocupação é com a prevenção e a educação. Por isso nossos agentes estarão fiscalizando e orientando a população nos bairros para que os locais onde temos maior proliferação do mosquito estejam sob vigilância. O Centro e o bairro Universitário já são considerados infestados pelo Aedes Aegypti”, informou a coordenadora. 

 

PELA CIDADE

Em 2020, Tijucas teve 271 casos confirmados de dengue, mas no momento não têm nenhum caso ativo.  Na cidade existem 225 focos do mosquito, principalmente no Centro e no bairro Universitário. Nos bairros: Praça, XV de NovembroJoaia, Areias e Timbé também já foram encontrados focos do mosquito, mas ainda não são considerados infestados. 

“Já tivemos números preocupantes no último verão e por isso cada um precisa fazer a sua parte para que não tenhamos uma nova epidemia dos casos de dengue em nosso município. No setor público estamos tomando medidas preventivas ao longo de todo o ano e agora vamos intensificar estas ações, mas sem a colaboração da comunidade não será possível o combate eficiente ao mosquito. Cada um precisa fazer a sua parte em sua casa”, diz o prefeito Eloi Mariano Rocha. 

 

MAIS INFORMAÇÕES

A partir da semana que vem o setor de Combate a Endemias estará realizando plantão de informações nos maiores comércios, localizados nos principais bairros afetados, prestando esclarecimentos e orientações, bem como distribuindo panfletos de conscientização para a população. 

 

DENÚNCIAS

Além de cuidar para não acumular água limpa parada em seu quintal, você pode denunciar algum local que não está sendo devidamente cuidado pelo proprietário. Acesse o site da prefeitura (www.tijucas.sc.gov.br) e faça sua denúncia na Ouvidoria Municipal. Para que a denúncia tenha validade é preciso fazer o cadastro, mas fique tranquilo, pois os dados são mantidos sob total sigilo.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube