Reeleito com 12.151 votos em Tijucas, o prefeito Eloi Mariano Rocha (PSD) concedeu entrevista para analisar a campanha eleitoral, em que compôs chapa com o vice-prefeito eleito, Sérgio Cardoso, e também falar sobre o cenário para a próxima gestão. Ele garante que, por enquanto, não fez qualquer convite para novos secretários e que não prometeu cargos a aliados e aos partidos políticos, estando livre para compor o staff conforme achar melhor para a condução da administração municipal. E já adianta: terá mudança na atual equipe.
DAQUI – Fazer campanha eleitoral não é nenhuma novidade para o senhor. Mas encarar uma disputa em meio a uma pandemia foi algo novo. Como foi essa experiência?
Eloi – Foi uma experiência atípica. Tijucas, por raiz, a forma de fazer política ainda é o corpo a corpo. E a pandemia nos atrapalhou, nos distanciou. Mas, de certa forma, com esse contexto, teve o ponto positivo de as pessoas estarem com necessidade de dialogar. E eles recebiam muito bem o prefeito. Davam opinião sobre a cidade, tratavam com carinho. O povo de Tijucas gosta e aprova a gestão do prefeito Eloi.
DAQUI – Na primeira campanha do senhor a prefeito, as ruas pediam muito a solução para os buracos das estradas e também para a segurança. Eram dois pontos que se pediam muito em 2016. Agora, nas ruas, o que o senhor mais ouviu de demandas da população?
Eloi – Sem dúvidas, na elaboração do plano de governo de 2016 a população clamava por segurança e pelos buracos das estradas, tanto que apelidaram Tijucas como a Cidade dos Buracos. Nós trabalhamos fortemente nisso. Para esta gestão, o povo pediu mais saúde – e isso é uma bandeira do prefeito. Vamos ter olhar diferenciado para a saúde, segurança e geração de empregos e renda, que está bem, mas que temos que dar cada vez mais qualidade de vida à população. Coloco a Saúde, Samae e Segurança como as principais demandas.
DAQUI – Ter ganho a eleição com votação expressiva representa a sua aprovação, mas também pode ser um risco para se ter uma equipe acomodada. Como fazer para manter todos motivados entendendo que é preciso trabalhar mais e mais?
Eloi – Eu entendo que cada gestão é uma gestão. A próxima gestão é um novo governo. Um novo governo com mais experiência, com aprovação das pessoas que não deixou dúvidas. E isso aumenta a responsabilidade. Alguns pontos da administração vão ter que ser revistos, e por revistos entenda-se ‘troca de funcionários’. Não vou permitir acomodação. Ao contrário, a quantidade de votos nos levou a uma responsabilidade muito grande, que vai exigir muito comprometimento de quem estiver junto da administração.
DAQUI – Maior aprovação dos eleitores, maioria na Câmara de Vereadores... O que muda efetivamente na próxima gestão do prefeito Eloi?
Eloi – O que vai mudar são os projetos audaciosos que vamos em busca. Com a maioria e renovação da Câmara, o povo deixou bem claro esta nova política, que eu já implantei na minha administração, sem politicagem, sem ódio, reconhecendo o que é bom. Nós vamos sempre aproveitar o que deu certo.
DAQUI – Figuras políticas da cidade, uns até com mandato, acabaram ficando de fora da Câmara. Essas pessoas serão abrigadas na prefeitura?
Eloi – Não tenho nenhum compromisso, isso que é legal para a próxima gestão. Não posso dizer se serão aproveitados ou não. Estou muito atento, ouvindo as pessoas e vou compor o governo dando respaldo ao que o povo me falou.
DAQUI – Existe alguma secretaria que já tenha mudança definida? Algum nome que se possa adiantar para a nova equipe?
Eloi – Não teve nenhum convite ainda. Pretendo fazer os convites após 15 de dezembro. Na segunda quinzena de dezembro é que vamos pensar nas pessoas que irão assumir as pastas da administração. Posso dizer e afirmar que não existe nenhum convite a qualquer pessoa.
DAQUI – Quais vão ser as prioridades para o início do próximo mandato?
Eloi – De início de mandato já continua aquilo que o prefeito sempre colocou: que toda arrecadação de IPTU será revertida em obras. E uma delas que já está no olhar da administração é a revitalização da avenida Hercílio Luz. Como também a necessidade de um Complexo Esportivo, temos que criar um ginásio multiuso e isso está nas nossas prioridades.
|