Durante o isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, a violência doméstica aumentou significativamente no Brasil. Muitas mulheres são agredidas em casa e não sabem como pedir socorro, pois quem agride está sempre perto. Pensando em auxiliar as vítimas deste crime, a Administração Municipal de Tijucas, por meio da Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos, juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), reforça a importância da conscientização, auxílio e incentivo a denúncias de casos como estes.
"Nosso objetivo é prevenir, impedir situações de violência intrafamiliar, bem como conscientizar toda população de Tijucas. Basta de violência contra a mulher, bem como a crianças, idosos", afirma a secretária de Ação Social de Tijucas, Bianca Machado. Dia 25 de novembro foi o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher.
Já está funcionando nas farmácias de Tijucas a campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”. Através desta iniciativa, mulheres que estão vivendo este pesadelo podem desenhar um xis na mão, com caneta ou batom vermelho, e apenas mostrar para os atendentes das farmácias da cidade, eles chamarão a polícia discretamente para socorrer a vítima. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) entrou em contato com farmácias da cidade, cadastrando-as com os termos de adesão e os cartazes da Campanha para serem fixados nas farmácias.
Para amparar estas mulheres e a família agredida física e psicologicamente a Secretaria de Ação Social de Tijucas, através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) do CRAS, também realiza o acolhimento das vítimas por uma equipe técnica (psicóloga e assistente social) para auxiliar as vítimas a passar por este momento e encaminhar ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), órgão especializado para o acompanhamento de vítimas de violências.
Os acolhimentos podem ser realizados nos seguintes formatos: presencial, contato telefônico, e-mail ou aplicativo WhatsApp:
(48) 3263-6194 / (48) 9915-0368 (WhatsApp) [email protected]
Horário de expediente: 8h às 12h e das 13 às 17h
As denúncias também podem ser realizadas pelos seguintes números de telefone:
Ministério Público (Comarca de Tijucas): (48) 3641 – 3802
CREAS – Tijucas: (48) 3263-5756
|