Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 26 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

02 de Julho de 2015 - 10:17:38

Casan quer captar água do rio Tijucas

Segundo projeto, o órgão pretende retirar sete mil litros de água por segundo para abastecer Porto Belo e Bombinhas
 
 
Casan quer captar água do rio Tijucas

Para resolver o problema de falta de água em Porto Belo e Bombinhas, a Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) quer captar água no rio Tijucas para abastecer os dois municípios. Segundo o órgão, esta seria a única solução para escassez na temporada de verão. Já existe um projeto pronto, que a Casan apresentou esta semana na Câmara de Vereadores de Tijucas.

O projeto, engavetado desde 2004, está orçado em R$ 60 milhões. Foram estudadas duas rotas para instalar uma adutora que levaria água do rio Tijucas até a Estação de Tratamento de Água de Porto Belo. O mais viável, segundo a Casan, seria instalar a adutora na margem esquerda do rio, em Canelinha. “Tecnicamente, esta é a melhor solução. Ali não sofre influência da maré”, afirma o técnico da Casan, engenheiro Fernando Clarck Nunes.

Segundo ele, o rio Perequê está no limite. “Porto Belo e Bombinhas precisam urgente de disponibilidade de água de outros rios. No verão, já é histórica a falta de água. O problema vai se agravar cada vez mais”, aposta. Nunes acredita que, no futuro, a água do rio Tijucas será solução para o abastecimento de Florianópolis. “O rio Tijucas tem excelente qualidade de água”, afirma.

O projeto prevê a retirada de 700 litros de água por segundo. “Vamos retirar apenas uma gota d’água do rio. A disponibilidade dele é de 7 mil litros por segundo. Não vai gerar impactos”, defende. De acordo com Nunes, o projeto precisa passar por algumas adaptações para iniciar a fase de captação de recursos.

TEM QUE CONVERSAR

Apesar do projeto estar adiantado, o prefeito de Tijucas, Valério Tomazi, afirma que a prefeitura nunca foi consultada pela Casan. O sistema para a captação de água passaria por dentro do município. “Nós não queremos que Porto Belo e Bombinhas fique sem água. Mas a Casan quer entrar em Tijucas, fazer interferências, quebrar ruas e sequer vem consultar o município? Se o projeto for o mesmo de 2004 está fadado ao fracasso. Nós precisamos ser ouvidos para escolher o melhor traçado”, ressalta.

O engenheiro da Casan garante que, se o sistema passar pelas ruas de Tijucas, será feito um acordo e haverá medidas de compensação para município. “Haverá um transtorno temporário, mas vamos tentar minimizar. É para um bem maior”, justifica Nunes.

COM PÉ ATRÁS

O prefeito de Porto Belo, Evaldo José Guerreiro, quer resolver o problema de água na cidade, mas tem os pés atrás com a Casan.  “Porto Belo se atrelou à Casan pela relação fraterna que tem com os outros municípios. Precisamos estar juntos para resolver o problema do abastecimento. Mas, em Porto Belo, eles não conseguem nos avisar quando vão abrir um buraco”, reclama. 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube