Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

20 de Novembro de 2020 - 15:53:34

Fala Especialista

O que fazer para não perder o sono?
 
 
Fala Especialista

Dra Ana Paula Pasin Boger 

CRM/SC 15987 

 

 

De acordo com Classificação Internacional dos Transtornos de Sono em sua 3ª edição a insônia se caracteriza por uma dificuldade persistente para o início, duração, consolidação ou qualidade do sono e que resulta em algum tipo de prejuízo para o indivíduo. É o distúrbio de sono mais comum na população em geral e sua prevalência mundial é de aproximadamente 30-35%. 

Ela é mais comum nas mulheres, por provável influência hormonal, nos idosos e na população com menor nível socioeconômico, principalmente aposentados, desempregados ou que perderam o cônjuge. 

Basicamente a insônia inicia de um evento estressor e perpetua-se através de mau-condicionamento (má higiene do sono). Ela também pode estar ligada a outras condições clínicas, manifestando-se inicialmente como um sintoma e após, como um transtorno específico. Pode ser difícil, muitas vezes, identificar se a insônia foi iniciada antes ou durante um transtorno mental, já que ela está muito relacionada a doenças psiquiátricas como transtornos do humor, da ansiedade e da personalidade. 

O tratamento vai desde medidas não medicamentosas como a higiene do sono e terapia cognitivo comportamental, ou medicamentosas. A escolha sempre será individualizada. 

As técnicas comportamentais são o pilar do tratamento: 

Higiene do sono: manter horários de sono e despertar regular, manter o ambiente de dormir escuro e sem estímulo de aparelhos eletrônicos que emitem luz (celular, tablets, televisão). Evitar consumo de substâncias estimulantes (cafeína, nicotina) principalmente no período vespertino e noturno. Dar preferência para atividades calmantes antes de dormir (banho relaxante, leitura agradável, música calma). Evitar refeições pesadas e atividade físicas intensas antes de dormir. Evitar cochilar durante o dia. Praticar atividades físicas regulares evitando realizá-las 3 horas antes de dormir. 

Lembre-se de cuidar da sua saúde como um todo e adotar bons hábitos!! E tenha bons sonhos...

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube