Topo
TIJUCAS | Sábado, 20 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

25 de Junho de 2015 - 10:43:16

``Existem outras correntes dentro do PMDB se movimentando´´

Elmis Mannrich afirma que, apesar de a candidatura de Valério Tomazi à reeleição ser algo natural, tem gente dentro do partido com planos diferentes
 
 
``Existem outras correntes dentro do PMDB se movimentando´´

Elmis Mannrich é, até o momento, o único prefeito reeleito em Tijucas. Ano passado, tentou disputar o cargo de deputado estadual. Mas não fez votos suficientes para ocupar uma das cadeiras na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. E, agora, é presidente do Instituto de Metrologia do estado (Imetro). Em entrevista ao jornal DAQUI, falou sobre o desafio de ocupar um cargo no governo estadual e analisou o cenário político dentro do PMDB de Tijucas.

 

DAQUI – Assumir um cargo no comando do Imetro não parecia estar nos seus planos. Como foi encarar esta nova função?

Elmis – Foi interessante. O convite partiu do governador Raimundo Colombo e do vice, Eduardo Pinho Moreira. Não estava previsto e eu não procurei. É uma nova fase na minha vida. Nunca participei de uma administração pública em nível estadual. E ali tem um fator interessante, porque é um órgão federal, mas com delegação em nível de estado. Nesses cinco meses que estou lá, conseguimos economizar no custeio, tivemos um aumento na arrecadação em 38,2%, que foi a maior arrecadação no Brasil em termos percentual. Mas também tem as dificuldades. O governo federal está numa recessão muito grande, houve corte no orçamento. Foi solicitado para voltarmos para o orçamento de 2013, com uma redução de 26%, inclusive tive que demitir 14 funcionários. Uma situação delicada, mas espero que seja momentâneo.

 

DAQUI – Muitas reivindicações de Tijucas e região são voltadas ao governo estadual – como a questão da segurança pública e a situação de algumas rodovias. Fazendo parte da equipe do Estado, o senhor tem conseguido ajudar na articulação para a resolução destes pedidos?

Elmis – Por enquanto ainda sou limitado, mas tenho amizades e influências no governo do estado, principalmente através do PMDB e do próprio Raimundo Colombo. Sempre levamos a eles a preocupação da nossa região, as obras que precisam ser feitas aqui. Estamos sempre tentando reivindicar melhorias para a nossa região.

 

DAQUI – O senhor se arrependeu de, ano passado, ter sido candidato a deputado estadual? Aquele entrave judicial na sua candidatura atrapalhou no resultado?

Elmis – Eu nunca me arrependi. Sempre coloquei bem claro, e coloco ainda, a necessidade do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda ter um representante na Assembleia Legislativa. Alguém com identidade, com compromisso e que conheça a realidade da nossa região. De forma nenhuma me arrependi de ter colocado meu nome à disposição. Mas teve um fato lamentável, que foi aquela decisão monocrática da ministra em Brasília, no dia 18 de setembro, poucos dias antes da eleição, que praticamente fulminou com a minha candidatura. Fomos para a urna com a candidatura indeferida, ou seja, cassada, mesmo tendo a certeza que isso seria revertido. Como foi. Após 15 dias ela voltou atrás da decisão, disse que tinha um erro, e monocraticamente voltou atrás. Houve uma perda muito grande. Mas faz parte do processo, parte do jogo democrático.

 

DAQUI – Olhando de fora da administração municipal, como o senhor avalia a atual situação de Tijucas?

Elmis – Quando falar do município de Tijucas, temos também que ver o quadro nacional e estadual. Não estamos passando um momento fácil. O Valério tem se esforçado em ações, em buscar através de emendas e em parcerias com o governo do estado obras importantes. Mas ele está passando por dificuldades, que é uma questão de conjuntura nacional. Também, por outro lado, cada um tem uma forma de administrar. Eu tive oportunidade de administrar Tijucas por oito anos e conseguimos fazer o sucessor, que foi o Valério Tomazi. Mas cada um tem um perfil, um jeito de tocar as coisas, de atender a comunidade, de se fazer presente na comunidade... Mas, com relação à administração, ele tem se esforçado e trabalhado em prol de Tijucas. Agora, ele tem essas circunstâncias que não são favoráveis para os administradores.

 

DAQUI – O PMDB já trabalha para a reeleição do atual prefeito? O partido vai lançar a candidatura de Valério Tomazi?

Elmis – É muito cedo ainda. Mas o Valério é o candidato natural à reeleição. Existem outras tendências. Existem outros segmentos dentro do partido que buscam outras alternativas. Só que ele, como prefeito, e tendo a questão eleitoral ao seu favor porque ainda pode ir à reeleição, é o candidato natural do partido. Mas existem outras correntes dentro do PMDB se movimentando. [E seus planos: ser candidato ano que vem ou na próxima eleição estadual?] Tudo pode acontecer. Hoje, meu projeto é ficar no governo do estado. Tenho o compromisso com o governador em ficar no Imetro. Mas o futuro a Deus pertence. A gente nunca sabe. 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube