DRA ANA PAULA PASIN BOGER
As doenças psiquiátricas vêm aumentando com o tempo. Conforme aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o primeiro no ranking internacional de países com o maior número de pessoas com transtorno de ansiedade e o quarto com maior número de pessoas com depressão. As causas apontadas são a violência, instabilidade financeira, estilo de vida urbanizado (poluição, barulho, trânsito...), outras doenças físicas como hipertensão e diabetes, que favorecem o aparecimento dos transtornos mentais.
De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos estavam relacionados com transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida de transtorno bipolar e abuso de substâncias.
O setembro amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, justamente para conscientização e para que este assunto não seja um tabu. O mês foi escolhido porque o dia 10 de setembro é o dia mundial de combate ao suicídio e para garantir mais visibilidade para a causa, muitos prédios, esculturas e monumentos são pintados na cor amarela.
É preciso enfrentar os estigmas da saúde mental e lidar seriamente com estes distúrbios. Por isso, trouxe algumas dicas para melhorar nossa saúde mental:
- CUIDE DA SUA ALIMENTAÇÃO
- PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA
- TENHA UM SONO DE QUALIDADE
- TENHA MOMENTOS DE LAZER OU PRÓXIMO DAS PESSOAS QUERIDAS
- ESTEJA EM CONTATO COM A NATUREZA
- PROCURE ATIVIDADE QUE TENHA PRAZER
- EVITE TECNOLOGIA EM EXCESSO (CONVERSE MAIS PESSOAMENTE, OBSERVE MAIS, SINTA MAIS)
- MELHORE A QUALIDADE DOS RELACIONAMENTOS
- PARE DE FAZER VÁRIAS COISAS AO MESMO TEMPO, SEMPRE CORRENDO
- NÃO DEIXE QUE NINGUÉM DIMINUA VOCÊ
|