Em todos os momentos de dificuldades, o empresário precisa identificar aspectos positivos, buscando oportunidades e alternativas para que a empresa se beneficie da situação. Com isso, nós, profissionais da contabilidade, deixamos de ser apenas prestadores de serviços e assumimos um papel consultivo forte nas empresas, pois aliamos a experiência de mercado ao conhecimento tributário, o que nos confere condições de colaborar ainda mais com as organizações. Com isso, em tempos de crise, a contabilidade pode ser um guia importante para superar alguns obstáculos.
Um sistema tributário cada vez mais complexo, controles mais eficientes e fiscalização acirrada, dúvidas sobre planejamento, carga tributária, obrigações acessórias, o controle da produção e do estoque na área industrial, com o Bloco K, eSocial, entre outros, são recorrentes e motivo de preocupação para muitas empresas, por isso, o contador se tornou peça indispensável à estratégia empresarial.
A contabilidade sempre foi fundamental para o sucesso das empresas, peça chave para o crescimento e desenvolvimento empresarial, pois têm em sua essência instrumentos para a tomada de decisão, como: promover a otimização de processos, a manutenção do controle do fluxo de caixa, o planejamento de todas as ações, sempre tendo como base indicadores, números e estatísticas, após a realização de análises e projeções.
Como gestor das informações e dos dados corporativos, o profissional e o empresário contábil têm em sua mão a radiografia completa do empreendimento, sendo possível identificar seus pontos fracos e fortes, aferir as medidas mais urgentes e importantes a serem tomadas, tem condições de fazer projeções, inserir o perfil da empresa em um determinado cenário econômico, indicar meios de redução da carga tributária dentro da lei. Está apto a indicar o regime tributário mais adequado para ser seguido no ano-calendário, pode apontar onde é preciso cortar gastos ou investir, fazer reestruturações societárias, etc.
Como profissionais da área contábil consultiva, estamos preparados para orientar as empresas sobre como transpor momentos de crise e de dificuldades. Enquanto o empresário está preocupado com a produção, faturamento, mão de obra e volume de vendas, o profissional contábil mantem o foco nas possibilidades e consegue prospectar possíveis cenários futuros.
|