Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 26 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

31 de Julho de 2020 - 18:21:31

Tijucas vai iniciar cadastros para a liberação do FGTS

Conforme divulgou a prefeitura, o município está entre os que estão habilitados pelo Governo Federal para solicitar o saque
 
 
Tijucas vai iniciar cadastros para a liberação do FGTS

Caixa Econômica exige a comprovação dos endereços de forma individual de cada imóvel atingido  

 

O Governo Federal já autorizou o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para moradores dos municípios atingidos pelo Ciclone Bomba, registrado no dia 30 de junho. Tijucas está habilitada e, a partir da próxima semana, será feito o cadastramento dos moradores atingidos. 

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Tijucas, Sheila Dias, o Governo Federal e a Caixa Econômica exigem a comprovação dos endereços de forma individual, ou seja, informando bairro, rua e número da casa atingida. “Por isso estamos organizando diversas estruturas de atendimento para coletar estas informações a partir da semana que vem. Nas áreas centrais da cidade vamos ter três pontos de atendimento e, no interior, faremos plantões especiais nas localidades, tendo em vista a dificuldade de deslocamento destes moradores durante a pandemia”, explica. 

A partir da documentação recebida nestes plantões, será enviada uma lista para a Caixa Econômica com nomes e endereços dos moradores que poderão fazer o pedido de saque do fundo. 

 

ATENDIMENTO PARA CADASTRO 

A estrutura de atendimento está sendo organizada durante esta semana pela Defesa Civil Municipal em conjunto com a secretaria de Administração e Finanças e contará com apoio de outras secretarias. A previsão é de que os pontos de atendimento comecem a funcionar já na próxima segunda-feira. 

“Assim que tivermos os locais e horários definidos informaremos a comunidade. O objetivo é ter mais de um ponto de atendimento na cidade para facilitar o acesso de todos e evitar maiores aglomerações”, diz o secretário de Administração e Finanças, Rosenildo de Amorim. 

Para o prefeito de Tijucas, a liberação de saque do FGTS deve representar um importante auxílio aos atingidos pelo ciclone. “Estamos atravessando um período difícil por conta da pandemia do novo coronavírus e a passagem do ciclone foi mais um agravante. Acreditamos que a liberação do FGTS seja uma maneira importante de auxiliar as pessoas que tiveram prejuízos com este fenômeno e ao mesmo tempo, mais uma forma de fazer girar a economia local”, afirma o prefeito.

 

Empresas atingidas pelo ciclone podem solicitar prorrogação do ICMS 

 

A Administração Municipal de Tijucas, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e da Secretaria de Administração e Finanças, informa aos empresários que tiveram suas empresas atingidas pelo ciclone bomba do dia 30 de junho, que já é possível solicitar a prorrogação do prazo de pagamento do ICMS (Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços). 

A medida tem como base o decreto nº 713, de 9 de julho de 2020, o qual determina que o prazo de vencimento do ICMS relativo à referência Junho a Novembro de 2020, foi prorrogado para os correspondentes vencimentos no dia 10 de setembro de 2020 a 10 de fevereiro de 2021. 

De acordo com circular 015/2020 emitida pela Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, “o benefício alcança aqueles estabelecimentos de contribuintes que, comprovadamente, tenham sido atingidos pela catástrofe climática ocorrida no mês de Junho de 2020, situados em Município em que foi decretado estado de calamidade pública ou situação de emergência”. 

Para fazer a solicitação, o empresário deve apresentar um laudo pericial emitido pelo Corpo de Bombeiros ou órgão da Defesa Civil, atestando o dano ocorrido. Caso não tenha o laudo ainda, o empresário deve procurar o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil Municipal para solicitar por meio de requerimento a realização da perícia.  

O atendimento da Defesa Civil de Tijucas é de segunda a sexta-feira das 7h às 13h anexo ao prédio principal da prefeitura. Mais informações pelo telefone (48) 3263-8159.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube