Uma comitiva da cidade esteve em Manaus para receber a doação de 50 cápsulas
A semana iniciou com boas notícias na luta contra o coronavírus em Itapema. No último final de semana, uma comitiva da cidade esteve em Manaus para receber a doação de 50 cápsulas pela Rede Samel que será usada no tratamento dos pacientes.
Chamada de Vanessa, em homenagem a primeira paciente que utilizou o equipamento durante o tratamento da Covid-19, serve como envoltório para ventilação não invasiva e é produzida em uma armação leve e resistente formada por canos de PVC, podendo ser manuseada e higienizada facilmente. Ela é revestida por uma película de vinil transparente para uma melhor visualização do paciente e para auxiliar na contenção do contágio.
A tecnologia desenvolvida por médicos fisioterapeutas da rede Samel já é referência até para vários estados do Brasil e até para outros países. Com uso da cápsula já no momento da internação, a chance de evolução do quadro clínico e até do período de internação diminui drasticamente.
Durante a visita, os representantes de Itapema também receberam treinamento para utilizar o equipamento. Também foi emprestado ao município 12 Bipaps (aparelho compressor de ar utilizado para tratar a apneia do sono em grau acentuado e doenças pulmonares). O equipamento é utilizado para a recuperação dos pacientes.
A carga de todos os equipamentos alcançou 250 kg e o transporte dos aparelhos até Itapema contou com a parceria da empresa de aviação Azul Linhas Aéreas, que não cobrou o excesso de bagagem. Toda a estrutura chegou na cidade na segunda-feira e já foi para a ala do Covid-19 dentro do Hospital Santo Antônio.
|