Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 26 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

24 de Julho de 2020 - 14:40:47

Fala Especialista

Avó, uma mãe com açúcar
 
 
Fala Especialista

Nossos avós são as pessoas que carregam consigo a experiência de uma vida, que serve como base para nossos princípios. Tudo isso com uma ternura nos olhos e um colo para nos proteger. Estes são nossos queridos avós. O dia 26 de julho é reservado para comemorar essa figura tão importanteUma data que nasceu pela Igreja Católica em homenagem aos pais de Maria - Sant’Ana e São Joaquim - avós de Jesus. 

Com todo respeito aos vovôs, que merecem muitas homenagens, hoje quero falar delas, as Vovós! Afinal de contas elas são as rainhas da comida com afeto! Elas são conhecidas como “Mãe com Açúcar”! São as avós as figuras responsáveis pelas mesas fartas com as comidas mais gostosas que todos amam. Quem nunca ouviu da avó “come, meu filho, fiz pra você, você está tão magrinho” - mesmo não sendo verdade. 

Quando comecei a escrever esta coluna, pedi aos leitores que compartilhassem comigo suas lembranças mais lindas com suas avós. E foi que aí começou uma enxurrada de mensagens regadas com muitas receitas deliciosas e lágrimas de saudade. Lembranças como da Waleska Floriano que se emocionou ao lembrar dos bolos de aniversários que era tarefa exclusiva da sua avó Lena. No caso da Gislene, dona da D”Pill, ela teve a sorte de ter duas avós que amavam cozinhar, sendo uma italiana e a outra árabe. Pensa nas delícias! As irmãs Monise e Keila Tomasi ainda recebem de presente da avó macarrão fresquinho feito por ela. Isso é um luxo sem fim! 

Claro que eu não poderia deixar de falar da minha amada vozinha, Dona Chica, que foi a maior influência em minha vida. Generosa, bondosa, gentil e uma cozinheira de mão cheia, de onde vem toda a minha inspiração para a gastronomia. Em toda coluna que escrevo acabo citando algo que ela me ensinou. Sempre que faço um novo produto me pergunto se ela aprovaria. E com o maior carinho lembro da cara que ela fazia quando comia algo doce e dizia: “Não conta pra TiaBete (diabetes). Igual ela ninguém faz uma carne assada de panela e uma farofa de banana.  

Para os leitores ninguém faz igual as suas avós estas receitas: pão caseiro, feijão no fogão à lenha, torta de bolacha, frango assado, bolo de fubá, galinha ensopada, orelhinha de gato e o campeão: Bolinho de Chuva. Parece que bolinho de chuva e avó tem uma ligação direta com as memórias felizes de todos. Talvez por ele ser simples, coberto com açúcar e ao comer parece que você está sendo abraçado por dentro. Igual abraço de Vó, com toda sua simplicidade e amor!  

 

Bolinho de Chuva da Vovó

 

2 ovos 

1 xícara de açúcar

1 xícara de chá de leite 

2 1/2 xícaras de farinha de trigo 

1 colher de chá de fermento em pó 

3 colheres de sopa de açúcar 

1 colher de sopa de canela 

 

Modo de Preparo  

Misture todos os ingredientes até ficar uma massa mole e homogênea.  

Em uma panela com o óleo bem quente, com uma colher, vá colocando as bolinhas e virando. Quando dourarem, retire-as sob papel absorvente.  

Finalize polvilhando com canela e açúcar.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube