Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

03 de Julho de 2020 - 16:50:30

Fala Especialista

GRIPE OU RESFRIADO: VOCÊ SABE A DIFERENÇA?
 
 
Fala Especialista

DRA ANA PAULA PASIN BOGER 

CRM/SC 15987 

 

Na época do inverno é muito comum sermos acometidos pelas infecções respiratórias. Tanto a gripe quanto o resfriado afetam as vias respiratórias e são transmitidas por gotículas e objetos contaminados. Porém, são doenças diferentes, causadas por vírus diferentes e numa intensidade diferente. 

A gripe é uma infecção viral que causa febre alta, tosse seca, dor de garganta e é frequentemente acompanhada de dor no corpo, dor de cabeça ou dores nas articulações. O indivíduo sente-se muito doente e não consegue realizar as atividades diárias ou as faz com muito esforço. 

Os sintomas do resfriado, apesar de parecidos com a da gripe, são mais brandos e duram menos tempo. Eles incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. A febre é menos comum e quando ocorre é mais branda. 

Não existe vacina específica para os resfriados, visto que são muitos os vírus causadores, o que dificulta o desenvolvimento de vacinas. Por sua vez, a gripe tem a vacina do maior agente causal, o vírus influenza. Por isso, conseguimos preveni-la com vacinação. Lembrando que este vírus se subdivide em vários subtipos (cepas) e, por isso, é necessário atualizar a vacina a cada ano para que seja eficiente. 

O tratamento de ambas as doenças é parecido: alimentação leve e adequada, ingestão de água, repouso e algumas medicações sintomáticas. Para a gripe pode-se fazer necessário uso de antivirais para reduzir complicações e óbitos, principalmente em grupo de risco, embora os tipos influenza possam desenvolver resistência aos medicamentos. 

Ministério da Saúde elaborou um material para diferenciar essas grandes entidades, inclusive do coronavírus. Lembrando que se apresentar os sintomas de coronavírus deve-se procurar uma unidade de saúde para orientação especializada.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube