Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

12 de Junho de 2020 - 15:09:34

2020: o ano em que a festa do Divino não aconteceu

Depois de 129 edições, pela primeira vez o festejo não foi realizado. Pelo menos não do jeito que o povo estava acostumado
 
 
2020: o ano em que a festa do Divino não aconteceu

Emerson Leal  

 

Aconteceu em junho de 2020. O mês do aniversário de Tijucas sempre foi um mês diferente, cheio de acontecimentos e o maior deles é a Festa do Divino, a mais tradicional festa da cidade. Mas, naquele ano, algo invisível mudou a realidade em todo o mundo: uma pandemia causada por um vírus batizado de Covid-19 (COrona VIrus Disease, traduzindo: doença do coronavírus 2019).  

As pessoas estavam vivendo em distanciamento social havia três meses. Escolas e igrejas estavam fechadas. As missas eram transmitidas via rádio e internet. Eventos de qualquer espécie estavam terminantemente proibidos. E depois de 129 edições, pela primeira vez a festa não aconteceu. Pelo menos não do jeito que os tijuquenses estavam acostumados. 

Não teve cortejo imperial, procissão, nem banda União Tijuquense. A tenda não foi armada, não teve palco, nem banda. Não teve camelô, pinhão, quentão, nem roseta. Não teve parque e não se ouviu os gritos das crianças. Não houveram encontros, risadas, confraternização. 

“A festa como a conhecemos não acontecerá, mas a festa litúrgica vai acontecer”, disse o então pároco, Pe Elizandro Scarzi. As bandeiras não puderam entrar nas casas, mas teve carreata. As novenas e missas retornaram à sua origem e foram celebradas na antiga matriz, a capela Espírito Santo, no Lar Santa Maria da Paz. No domingo, o tradicional churrasco foi vendido no sistema drive-thru. A igreja matriz ficou aberta para quem quisesse fazer a sua oração e os arredores foram decorados com símbolos do Divino. 

Aquela situação fez com que Pentecostes voltasse a sua essência e, naquele ano, as pessoas começaram a entender que a festa precisa acontecer no interior de cada um. Que o Espírito Santo está, sobretudo, dentro de nós. Seus símbolos e sinais nos ajudam a rezar, mas sua ação é invisível e ele habita no coração de todos aqueles que creem.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube