Topo
TIJUCAS | Quarta Feira, 24 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

04 de Junho de 2020 - 00:08:15

Chuva e frio marcam começo de junho em Santa Catarina

 
 
Chuva e frio marcam começo de junho em Santa Catarina

Santa Catarina sofre com uma forte estiagem desde o início do ano, porém o cenário pode começar a mudar nos próximos dias. Estão previstas chuvas para sexta-feira, dia 5, que devem se intensificar por todo o estado entre os dias 11 e 12 de junho. Além disso, o frio também apareceu. O dia amanheceu gelado nesta quarta-feira, 3, e registrou a menor temperatura do ano em Santa Catarina. Às 7h, os termômetros marcaram -6,8°C no município de Bom Jardim da Serra. Os dados são do INMET e da Epagri/Ciram.

Na quinta-feira, 4, a massa de ar frio e seco começa a perder força, porém o amanhecer ainda dever ser de temperaturas baixas. As mínimas devem variar de 3°C e 8°C nas regiões do Oeste e Planalto Sul e entre 10°C e 13°C nas demais áreas. Mas a frente fria volta no sábado, dia 6, e irá favorecer registros negativos e a formação de geadas no fim de semana em Santa Catarina.


Imagem: Defesa Civil

A previsão, apesar de positiva, não significa uma melhora definitiva no deficit hídrico causado pela estiagem no estado. A chuva prevista para junho é aguardada principalmente no Litoral e Vale do Itajaí, regiões mais afetadas pelo fenômeno nos últimos dois meses. Em abril e maio, o percentual ficou bem abaixo da média nessas regiões, com totais entre 20 e 40 % da média climatológica do mês, segundo dados da Epagri/Ciram. No Oeste e Meio-Oeste, os totais ficaram mais elevados, com acumulados que ultrapassaram os 150 milímetros em maio, alcançando a média histórica do mês.

Julho e agosto terão um volume de chuvas que variam de na média e abaixo da média climatológica, logo, a chuva será mal distribuída e irregular nos meses seguintes a junho. O Governo do Estado reforça a importância do consumo consciente da água dentro de casa.

Previsão do tempo para a primeira semana de junho:

Quinta-feira (04/06):
Tempo: instável com chuva e trovoadas a partir do oeste e norte do estado, estendendo-se as demais regiões na tarde e noite, devido a um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil. 
Temperatura: segue baixa devido a cobertura de nuvens.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sexta-feira (05/06):
Tempo: instável com chuva e trovoadas em SC, devido ao deslocamento de uma frente fria. Risco de temporal isolado, especialmente no Oeste e Meio-Oeste. A chuva deve ser melhor distribuída e com totais mais elevados no estado. 
Temperatura: segue baixa devido a cobertura de nuvens.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (06/06):
Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens e condição de chuva na maioria das regiões, melhorando com aberturas de sol no decorrer do dia.
Temperatura: em declínio com a chegada de uma massa de ar frio e seco.
Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Domingo (07/06):
Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens no oeste e sul do estado, com sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, tempo firme e ensolarado.
Temperatura: mais baixa, especialmente ao amanhecer e à noite.
Vento: oeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.
Fonte: Epagri / Ciram

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube