A pesca artesanal da tainha começou no dia 1º de maio
Porto Belo realizou a vacinação contra a gripe de pescadores, que têm atuado na pesca da tainha e possuem 55 anos ou mais. A equipe da Secretaria de Saúde através da Vigilância Epidemiológica foi até os ranchos de pesca de tainha, no bairro Perequê, onde os pescadores artesanais permanecem durante o período em que a pesca está liberada.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Patrícia de Araújo, destaca que a ação busca imunizar os pescadores que durante o inverno encaram o frio, permanecendo muitas horas nas praias, devido à pesca artesanal da tainha. "Vivemos em uma região onde a pesca artesanal é tradicionalmente forte durante esta época do ano. Considerando o atual cenário da saúde em relação a coronavírus, precisamos imunizar também os pescadores, que acabam estando mais suscetíveis às doenças respiratórias. Todo o esforço é necessário para evitar gripes e resfriados, que podem confundir com os sintomas de COVID-19", explica a coordenadora.
A pesca artesanal da tainha começou no dia 1º de maio. O município de Porto Belo, através do Decreto 2414/2020, apresenta medidas para as atividades de pesca de arrasto durante a pandemia gerada pelo coronavírus. O Decreto leva em consideração a aproximação das pessoas durante a Pesca da Tainha, tradicional da região.
|