DRA ANA PAULA PASIN BOGER
Dia 12 de maio foi comemorado o dia dos enfermeiros e dia 20 de maio, o dia dos técnicos e auxiliares de enfermagem. E este ano de 2020 foi definido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o ano da Enfermagem. E não é à toa...
Desde antes de Cristo que a enfermagem já era conhecida mesmo sem ter este nome. Eram pessoas que cuidavam dos idosos, doentes e deficientes, garantindo a sua sobrevivência, cuidando, alimentando, protegendo.
Durante esta pandemia, nossos olhos voltaram com mais carinho a esses profissionais da saúde no Brasil. Quem são essas pessoas que saem do conforto de suas casas, para cuidar da saúde de outras pessoas? Muitos com carga horária exaustiva, plantões noturnos com poucas horas de sono, com a responsabilidade de cuidar de vidas, e, muitas vezes, deixando a sua em segundo plano.
Na verdade, o enfrentamento da COVID-19 está expondo os problemas que esta categoria sempre enfrentou. E os profissionais da área continuam lá, sendo um verdadeiro exército na luta contra a doença.
Este é o momento de relembrarmos e homenagearmos estes profissionais que cuidam, zelam e assistem à população. Enfrentam seus medos, suas angústias e dedicam boa parte do seu tempo, pensamentos e sentimentos a suas funções.
Fica aqui, meu singelo reconhecimento e homenagem a todos profissionais da enfermagem que com amor realizam seu trabalho e que são nosso pilar da saúde no Brasil e no mundo. E aproveito para agradecer em especial, a todos os profissionais que me auxiliaram na minha formação. Minha mãe, enfermeira, que me ensinou a amar a saúde pública. Minha tia, enfermeira emergencista, com dicas desta área. Todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares que trabalharam comigo nas unidades de saúde e que se tornaram minha segunda família. Continuem firmes, atuantes, fazendo a diferença nas nossas vidas!
|