Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

15 de Maio de 2020 - 15:53:26

São João Batista é uma das três cidades sem Covid-19 em SC

Apenas três municípios do Estado com mais de 35 mil habitantes ainda não tiveram registros oficiais da doença
 
 
São João Batista é uma das três cidades sem Covid-19 em SC

Apesar de zerado no coronavírus, cidade sofre com impacto na economia  

 

Dois meses após a confirmação dos primeiros casos de coronavírus em Santa Catarina, São João Batista segue sem registros oficiais da doença. Mesmo situada próxima a grandes polos urbanos, a cidade é uma das três com mais de 35 mil habitantes que ainda não tiveram casos de Covid-19 no estado. As outras duas são Curitibanos e Campos Novos. 

Quando a análise leva em consideração também o Rio Grande do Sul e o Paraná, são apenas 11 de 152 municípios sem registros entre aqueles com população superior a 35 mil pessoas. O levantamento leva em consideração as informações apresentadas pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde até o início da semana. 

“Com a ajuda da população, temos conseguido, até o momento, impedir a entrada da doença em nosso município. No entanto, não é motivo para baixarmos a guarda. A luta não está ganha. O processo de interiorização da doença segue acelerado em todo o país e faz  com que sigamos em alerta máximo”, comenta o prefeito Daniel Netto Cândido. Conforme ele destaca, a adoção de estratégias preventivas no início da pandemia, somando-se às medidas preventivas decretadas pelo governo do estado, foram fundamentais para conter a disseminação da doença. Entre elas, a criação de barreiras de controle, em parceria com municípios vizinhos, no acesso ao Vale do Rio Tijucas e campanhas de conscientização da população. 

“Além disso, já nos primeiros dias, adotamos novos protocolos de atendimento nas unidades de saúde. A UBS Centro, por exemplo, foi praticamente dividida em duas, sendo uma parte destinada apenas para pacientes com sintomas respiratórios e, a outra, para os demais casos. Também criamos o Alô Saúde, que possibilita que o cidadão tenha acesso a informações sobre o coronavírus sem sair de casa”, complementa a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo. 

Ela cita, ainda, que, por meio do acompanhamento constante da pandemia, o município colocou em prática novas ações para que uma reabertura econômica fosse possível. Entre elas, a distribuição gratuita de 80 mil máscaras de tecido para a comunidade e a realização de capacitações junto à indústria e ao comércio local, com orientações sobre as normas sanitárias a serem seguidas. 

 

REFLEXOS NA ECONOMIA 

Apesar de permanecer com o número zerado de casos de coronavírus, São João Batista contabiliza enormes prejuízos por conta da pandemia. A estimativa é que, desde a metade de março, mais de 2,5 mil trabalhadores tenham perdido o emprego na cidade, conhecida como a Capital Catarinense do Calçado. 

“Nossa economia, por conta de suas características, terá uma retomada ainda mais difícil do que a de outros municípios. Dentro da nossa alçada, implementamos uma série de medidas para tentar diminuir os impactos negativos para as empresas locais. No entanto, sabemos que não é o suficiente. Precisamos de um olhar mais direto para o nosso setor, tanto por parte do estado como da União, para que tenhamos forças para reagir”, afirma o prefeito. As demandas, inclusive, serão debatidas em reunião do Fórum Parlamentar Catarinense. O encontro está agendado para o dia 21 de maio, no Centro Cultural Batistense.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube