Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 26 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

02 de Maio de 2020 - 17:00:31

Tijucas declara situação de emergência pela dengue

Conforme divulgado pela secretaria de Saúde na noite da última quarta-feira, o município conta com 69 casos confirmados, além de outros 37 aguardando resultado
 
 
Tijucas declara situação de emergência pela dengue

Terrenos baldios estão sendo fiscalizados e proprietários notificados pelo município  

 

Devido ao número de casos de dengue no município, Tijucas decretou situação de emergência relacionada à infestação pelo mosquito Aedes aegypti. A situação também preocupa o Estado que considera a cidade como local infestado pela dengue e, por isso, em situação crítica. Conforme divulgado pela secretaria de Saúde na noite da última quarta-feira, o município conta com 69 casos confirmados, além de outros 37 aguardando resultado.  

Em reunião com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) e com representantes da 18ª Regional de Saúde da Grande Florianópolis, a secretaria municipal de Saúde de Tijucas solicitou apoio para ações de combate ao mosquito. 

“Nesta semana será realizada uma grande ação de combate em áreas críticas do município, com destaque para o Centro e o bairro Universitário, onde está concentrado o maior número de focos de dengue e também de pacientes contaminados. Vamos precisar muito da colaboração da população para este trabalho”, informou o secretário Vilson José Porcíncula. 

 

LIMPEZA EM CASA 

Neste primeiro momento será preciso que os moradores intensifiquem as ações de limpeza em caixas d’água, piscinas, vasos de planta, calhas e outros locais que possam acumular água. De acordo com Idarlene Daroci, da Vigilância Epidemiológica, a pulverização a frio nas ruas da cidade vai eliminar os mosquitos adultos e a limpeza nas casas elimina as larvas do mosquito. “Somente com esta combinação teremos uma ação efetiva de combate aos focos”, explica. 

 

TERRENOS BALDIOS 

A fiscalização e notificação de terrenos baldios e propriedades abandonadas está sendo intensificada em Tijucas por conta da situação de emergência da dengue. As secretarias de Saúde e de Obras, através dos setores de Vigilância em Saúde e Fiscalização de Obras, estão vistoriando e notificando áreas que não estão sendo devidamente mantidas pelos seus proprietários. Em fiscalização realizada na manhã da última terça-feira, as equipes visitaram locais que são alvo de denúncias e que têm gerado risco à saúde pública. 

“Estamos avaliando a situação de cada local para verificar em qual lei se enquadra para notificação. Tanto pode ser por descumprimento às regras de vigilância com acúmulo de entulhos como por falta de limpeza de vegetação. O importante é que todos estão sendo notificados, seja pessoalmente, nos casos em que já mantemos contato imediato com o proprietário ou, de forma posterior, identificando estes proprietários na chegada à secretaria e publicando notificação em edital”, diz Adalto Gomes, secretário de Obras. As pessoas notificadas poderão ser multadas caso não tomem as devidas providências, conforme determina a legislação municipal. 

 

DENÚNCIAS 

A Administração Municipal de Tijucas tem recebido inúmeras denúncias de locais irregulares, abandonados, onde há acúmulo de água e lixo. Estes locais estão sendo verificados pelas equipes de fiscalização. A prefeitura irá disponibilizar um canal direto de reclamações para registros formais destas denúncias. A forma de contato será divulgada nos próximos dias.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube