Gastão Dias Júnior tinha 51 anos e estava internado na UTI havia 23 dias
Itapema confirma a primeira morte de um morador, vítima do Coronavírus. A vítima era médico pediatra, Dr. Gastão Dias Júnior. Ele atuava no hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, na rede básica de Itapema, e era também professor no curso de Medicina da Univali. Aos 51 anos, internado com a Covid-19 na UTI do Hospital da Unimed há 23 dias, não resistiu ao coronavírus.
Conforme nota da prefeitura de Itapema, o médico não estava atuando quando foi detectada a doença: “o profissional já havia sido afastado do trabalho no início da quarentena, quando foi determinando pelo Governo Municipal a suspensão das consultas eletivas e desde de então ele não realizava mais atendimentos, assim como outras especialidades. Vale ressaltar que os sintomas e a confirmação do coronavírus aconteceram depois deste afastamento”, informou o Município.
Conforma divulgado em coletiva de imprensa na noite da última quarta-feira, Santa Catarina tem 1.115 casos confirmados de Covid-19. Além disto, o coronavírus já causou 39 mortes no estado desde o início da pandemia.
São 100 municípios com pelo menos um caso confirmado. O local com a maior quantidade de pacientes com Covid-19 continua a ser Florianópolis, com 244 casos. Em seguida, estão Joinville (100), Blumenau (81), Camboriú (61), Balneário Camboriú (59), São José (46), Criciúma (46), Itajaí (45), Brusque (36) e Tubarão (33). Itapema tem 10 casos confirmados, enquanto que Porto Belo teve 5, Tijucas teve 4 e Canelinha, 1.
Um total de 102 pacientes está em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) em Santa Catarina nas redes pública e privada, sendo 51 casos confirmados e 51 com suspeita de infecção por coronavírus. Atualmente, o Estado está com 381 leitos de UTI reservados para pessoas com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ocupação é de 16,3%. A recuperação evoluiu bem para 161 pacientes que deixaram a UTI e foram para leitos de enfermaria.
Uso obrigatório de máscaras
O governador Carlos Moisés determinou o uso de máscaras em estabelecimentos públicos e privados de Santa Catarina. A decisão consta em uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado. O mesmo documento estabelece que, ao adentrarem tais espaços, todos os cidadãos também devem higienizar suas mãos com álcool em gel 70%.
De acordo com o governador, os estabelecimentos não poderão aceitar clientes sem máscaras. O governador aconselhou ainda que todos os catarinenses já saiam de suas casas usando os equipamentos. “Estamos fazendo um chamamento para as pessoas sobre a consciência do uso da máscara. Todos estão percebendo a importância de se proteger e proteger as outras pessoas”, disse Moisés.
Ele também citou um artigo científico publicado nos Estados Unidos sobre a eficiência do uso das máscaras. Segundo o governador, o estudo aponta que, num período de 30 dias, um total de 100 pessoas que não usam máscaras podem infectar até 30 mil outros. Nesse mesmo cenário, mas com o uso de máscaras, o número de infectados cai para 600.
|