Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

24 de Abril de 2020 - 21:36:42

Itapema registra primeira morte por Coronavírus

Paciente era médico pediatra e atuava na rede básica do município, além de trabalhar em hospital de Balneário Camboriú e dar aula no curso de Medicina
 
 
Itapema registra primeira morte por Coronavírus

Gastão Dias Júnior tinha 51 anos e estava internado na UTI havia 23 dias  

 

Itapema confirma a primeira morte de um morador, vítima do Coronavírus. A vítima era médico pediatra, Dr. Gastão Dias Júnior. Ele atuava no hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, na rede básica de Itapema, e era também professor no curso de Medicina da Univali. Aos 51 anos, internado com a Covid-19 na UTI do Hospital da Unimed há 23 dias, não resistiu ao coronavírus. 

Conforme nota da prefeitura de Itapema, o médico não estava atuando quando foi detectada a doença: “o profissional já havia sido afastado do trabalho no início da quarentena, quando foi determinando pelo Governo Municipal a suspensão das consultas eletivas e desde de então ele não realizava mais atendimentos, assim como outras especialidades. Vale ressaltar que os sintomas e a confirmação do coronavírus aconteceram depois deste afastamento”, informou o Município.  

SITUAÇÃO NO ESTADO 

Conforma divulgado em coletiva de imprensa na noite da última quarta-feira, Santa Catarina tem 1.115 casos confirmados de Covid-19. Além disto, o coronavírus já causou 39 mortes no estado desde o início da pandemia. 

São 100 municípios com pelo menos um caso confirmado. O local com a maior quantidade de pacientes com Covid-19 continua a ser Florianópolis, com 244 casos. Em seguida, estão Joinville (100), Blumenau (81), Camboriú (61), Balneário Camboriú (59), São José (46), Criciúma (46), Itajaí (45), Brusque (36) e Tubarão (33). Itapema tem 10 casos confirmados, enquanto que Porto Belo teve 5, Tijucas teve 4 e Canelinha, 1. 

Um total de 102 pacientes está em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) em Santa Catarina nas redes pública e privada, sendo 51 casos confirmados e 51 com suspeita de infecção por coronavírus. Atualmente, o Estado está com 381 leitos de UTI reservados para pessoas com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ocupação é de 16,3%. A recuperação evoluiu bem para 161 pacientes que deixaram a UTI e foram para leitos de enfermaria. 

 

Uso obrigatório de máscaras

O governador Carlos Moisés determinou o uso de máscaras em estabelecimentos públicos e privados de Santa Catarina. A decisão consta em uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado. O mesmo documento estabelece que, ao adentrarem tais espaços, todos os cidadãos também devem higienizar suas mãos com álcool em gel 70%. 

De acordo com o governador, os estabelecimentos não poderão aceitar clientes sem máscaras. O governador aconselhou ainda que todos os catarinenses já saiam de suas casas usando os equipamentos. “Estamos fazendo um chamamento para as pessoas sobre a consciência do uso da máscara. Todos estão percebendo a importância de se proteger e proteger as outras pessoas”, disse Moisés. 

Ele também citou um artigo científico publicado nos Estados Unidos sobre a eficiência do uso das máscaras. Segundo o governador, o estudo aponta que, num período de 30 dias, um total de 100 pessoas que não usam máscaras podem infectar até 30 mil outros. Nesse mesmo cenário, mas com o uso de máscaras, o número de infectados cai para 600.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube