Equipe da Saúde está fazendo vistoria nas casas para fiscalizar e orientar
Não bastasse a luta contra o Coronavírus (Covid-19), Tijucas tem motivos para se preocupar com outra ameaça à saúde: a dengue. Conforme divulgado pela secretaria de Saúde, o município conta com 17 casos confirmados da doença e outros 11 aguardando resultado de exames. Os locais com casos confirmados na cidade são Centro, e os bairros Praça, XV de Novembro e Areias.
Segundo orientações da Vigilância Epidemiológica, setor que monitora os focos do mosquito, a população deve ter cuidado redobrado neste momento adotando medidas preventivas relacionadas à Dengue, Zika e Chikungunya, doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcíncula, neste momento tão difícil é muito importante manter a saúde de todos e evitar que o crescimento dos casos de dengue agrave ainda mais a situação. “Todos já sabem o que devem fazer para evitar que o Aedes Egypti se crie e, estando em casa, fica até mais fácil cada um fazer a sua parte no combate à dengue”, afirma.
Mesmo durante a pandemia de Coronavírus, o serviço de controle de vetores continua acontecendo normalmente, sendo realizado pelo setor de Endemias. Uma equipe especializada está realizando um trabalho de porta a porta para orientar e fiscalizar as residências sobre possíveis locais de proliferação do mosquito.
Por isso os moradores devem ficar atentos à visita dos agentes de endemias e permitir a vistoria. Para identificá-los, basta solicitar a apresentação do crachá. A equipe foi treinada para manter as medidas de saúde e higiene necessárias para evitar qualquer tipo de contaminação.
Para auxiliar na eliminação do mosquito, a Administração Municipal está contratando uma empresa especializada para realizar um trabalho de dedetização com larvicidas em pontos críticos da cidade. “Esta luta é de todos, inclusive dos moradores. Estamos num momento de crise mundial na saúde e não é diferente em Tijucas, por isso contamos com o apoio da população”, alerta Idarleni Daroci, responsável pela Vigilância em Saúde de Tijucas.
- Verificar recipientes que possam acumular água e se tornarem criadouro do mosquito Aedes aegypti;
- Manter a limpeza de baldes, calhas, caixas d’água e garrafas;
- Colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas;
- Vistoriar ralos, coletores de água da geladeira e do ar-condicionado, bem como, bebedouros de animais e plantas que acumulam água.
|