Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

17 de Abril de 2020 - 13:50:55

Fala Especialista

O AUMENTO EXPRESSIVO DOS CASOS DE DENGUE
 
 
Fala Especialista

Dra Ana Paula Pasin Boger 

CRM/SC 15987 

 

Cresce substancialmente o número de casos de dengue no nosso país. De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde (de 29 de dezembro de 2019 a 04 de abril de 2020) foram notificados mais de 525 mil novos casos de dengue no Brasil, sendo 181 mortes já contabilizadas e 201 óbitos em investigação. Em Santa Catarina temos 1.509 casos e em Tijucas 17 casos confirmados e 11 aguardando resultados. 

A dengue é uma doença infecciosa febril grave causada por um arbovírus. Este vírus e transmitido pela picada de mosquitos da espécie Aedes que também são responsáveis pela transmissão da zicachikungunya e febre amarela. Existem 4 subtipos da dengue: DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN4, sendo que cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença e a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele. 

A doença pode-se apresentar de diversas formas e o prognóstico é imprevisível. De 4 a 10 dias após a picada do mosquito infectado, pode iniciar um quadro gripal com febre alta, dores de cabeça e atrás dos olhos, dores no corpo e articulações e manchas vermelhas pelo corpo. Na maioria dos casos, tem cura espontânea depois de 10 dias. A principal complicação é o choque hemorrágico, que é quando o paciente perde muito sangue e o coração perde a capacidade de manter a circulação, levando problemas em vários órgãos e podendo levar a morte. Os sinais de alarme que devemos ficar atentos são: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramentos de mucosas ou outras hemorragias e manchas na pele. 

Não existe um tratamento específico para a dengue. Os tratamentos são de suporte, assim como na maioria das viroses, como: repouso, ingestão de líquidos ou reposição na forma de soro, medicações para dor e febre e evitar medicações que piorem a doença (como AAS/aspirina). 

Lembrando que o transmissor (vetor) da dengue precisa de água parada para se proliferar, por isso a importância de fazer a limpeza adequada e eliminar a água parada de pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes que possam servir de reprodução do mosquito. Uso de repelentes, telas de mosquito e roupas compridas também são úteis na prevenção. 

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube