Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 26 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

03 de Abril de 2020 - 17:03:30

Fala Especialista

A DOCE TRADIÇÃO DAS AMÊNDOAS DE PÁSCOA
 
 
Fala Especialista

Renata Luz

 

É tempo de quaresma, de reviver nossa fé na ressureição de um novo tempo de amor e bondade. Nestes dias que precedem a Páscoa, temos o momento ideal para refletir e compartilhar tradições com a missão de não deixar morrer as principais mensagens deste período. Oração, jejuns, troca de presentes e algumas receitas típicas fazem parte destas tradições.  

A receita que mais me remete à Páscoa da minha infância são as Amêndoas DoceLembro com o coração cheio de saudades, as tardes que ficava na cozinha com minha Vó Chica, vendo ela preparar as amêndoas. Ela ficava brava porque sempre errava o ponto do açúcar, e com isso grandes torrões se formavam. O que ela considerava um erro, para mim era uma alegria, pois, eu amava aqueles torrões e comia todo o “erro”. Em outras tardes, ficávamos preparando os cartuchos decorados com papel de seda picotados e bem coloridos. Uma trabalheira danada, mas uma alegria quando víamos todos os cartuchos prontos e empilhados. E os ovinhos de galinha pintados? Durante semanas quebrar ovos era uma tarefa feita com a maior delicadeza para não perder nenhuma casquinha que seria pintada, uma a uma, e enchidas com as amêndoas. 

Mas, afinal de contas, porque as Amêndoas são um símbolo de Páscoa? Os que creem em Cristo, acreditam que a amêndoa possa simbolizar Jesus, porque assim como a amêndoa tem interior e cobertura, Jesus tem uma natureza divina escondida por detrás da sua natureza humana. Linda mensagem não é mesmo?!   

Receita originalmente italiana e com cobertura de mel, as amêndoas eram utilizadas nas tradições Romanas como iguarias nas comemorações de casamentos e nascimentos. Entretanto, foi em Portugal que ela foi incorporada à tradição de Páscoa, e com a introdução da cultura da cana-de-açúcar ela ganhou este novo acabamento açucarado, substituindo o mel. 

Aqui por Tijucas, a tradição das Amêndoas também faz parte da nossa história. No livro Delícias da Casa da Vó”, Nicia conta como sua vó Maria Gallotti envolvia a família, amigos e funcionários na confecção dos cartuchos das Amêndoas. Segundo ela, eram grandes momentos felizes no Casarão Gallotti e tem ate a receita original no livro.  

Por falar em receita original, vou compartilhar com vocês a minha receita autoral de Amêndoas de Doce de Leite. Criei esta receita ano passado e, este ano, a receita já é uma memória afetiva. Eu e minha família não enchemos mais cartuchos, mas ainda dividimos a cozinha e agora enchemos vidros e mais vidros. Estamos mantendo viva uma tradição ecriando novas lembranças. Que você e sua família possam ter estes momentos nunca esquecendo do principal: podemos brincar com o coelhinho, presentear com docinhos, mas sempre lembrando que o sacrifício de Jesus Cristo é a verdadeira razão desta data.  

Com grande afeto. Feliz Páscoa!

 

AMÊNDOAS DOCE DE LEITE 

INGREDIENTES 

Açúcar - 500g (3 xícaras) 

Amendoim em metade torrado sem casca - 500 g (3 1/2 xícaras) 

Água - 1 1/2 xícara 

Essência de baunilha - 10 ml (1 colher de chá)  

Doce de leite 200g (3/4 de xícara) 

 

UTENSÍLIOS: PANELA FUNDO GROSSO, ESPATULA FIRME, ASSADEIRA DE VIDRO GRANDE 

PREPARO: 1 HORA 

RENDIMENTO: 900 G 

EMBALAGEM: VIDROS OU POTES BEM FECHADOS 

VALIDADE: 3 MESES 

 

MODO DE PREPARO 

1. Separe previamente todos os ingredientes 

2. Em uma panela de fundo grosso coloque o açúcar, o amendoim, a essência de baunilha e a água.  

3. Assim que ferver, baixe o fogo e vá mexendo até começar a criar uma calda ponto de caramelo. 

4. Acrescente o doce de leite e mexa até açucarar. 

5. Desligue o fogo e continue mexendo para não grudar na panela. 

6. Passe imediatamente para uma assadeira de vidro grande, espalhando bem as amêndoas. 

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube