É tempo de quaresma, de reviver nossa fé na ressureição de um novo tempo de amor e bondade. Nestes dias que precedem a Páscoa, temos o momento ideal para refletir e compartilhar tradições com a missão de não deixar morrer as principais mensagens deste período. Oração, jejuns, troca de presentes e algumas receitas típicas fazem parte destas tradições.
A receita que mais me remete à Páscoa da minha infância são as Amêndoas Doce. Lembro com o coração cheio de saudades, as tardes que ficava na cozinha com minha Vó Chica, vendo ela preparar as amêndoas. Ela ficava brava porque sempre errava o ponto do açúcar, e com isso grandes torrões se formavam. O que ela considerava um erro, para mim era uma alegria, pois, eu amava aqueles torrões e comia todo o “erro”. Em outras tardes, ficávamos preparando os cartuchos decorados com papel de seda picotados e bem coloridos. Uma trabalheira danada, mas uma alegria quando víamos todos os cartuchos prontos e empilhados. E os ovinhos de galinha pintados? Durante semanas quebrar ovos era uma tarefa feita com a maior delicadeza para não perder nenhuma casquinha que seria pintada, uma a uma, e enchidas com as amêndoas.
Mas, afinal de contas, porque as Amêndoas são um símbolo de Páscoa? Os que creem em Cristo, acreditam que a amêndoa possa simbolizar Jesus, porque assim como a amêndoa tem interior e cobertura, Jesus tem uma natureza divina escondida por detrás da sua natureza humana. Linda mensagem não é mesmo?!
Receita originalmente italiana e com cobertura de mel, as amêndoas eram utilizadas nas tradições Romanas como iguarias nas comemorações de casamentos e nascimentos. Entretanto, foi em Portugal que ela foi incorporada à tradição de Páscoa, e com a introdução da cultura da cana-de-açúcar ela ganhou este novo acabamento açucarado, substituindo o mel.
Aqui por Tijucas, a tradição das Amêndoas também faz parte da nossa história. No livro “Delícias da Casa da Vó”, Nicia conta como sua vó Maria Gallotti envolvia a família, amigos e funcionários na confecção dos cartuchos das Amêndoas. Segundo ela, eram grandes momentos felizes no Casarão Gallotti e tem ate a receita original no livro.
Por falar em receita original, vou compartilhar com vocês a minha receita autoral de Amêndoas de Doce de Leite. Criei esta receita ano passado e, este ano, a receita já é uma memória afetiva. Eu e minha família não enchemos mais cartuchos, mas ainda dividimos a cozinha e agora enchemos vidros e mais vidros. Estamos mantendo viva uma tradição ecriando novas lembranças. Que você e sua família possam ter estes momentos nunca esquecendo do principal: podemos brincar com o coelhinho, presentear com docinhos, mas sempre lembrando que o sacrifício de Jesus Cristo é a verdadeira razão desta data.
Com grande afeto. Feliz Páscoa!
Açúcar - 500g (3 xícaras)
Amendoim em metade torrado sem casca - 500 g (3 1/2 xícaras)
Essência de baunilha - 10 ml (1 colher de chá)
Doce de leite 200g (3/4 de xícara)
UTENSÍLIOS: PANELA FUNDO GROSSO, ESPATULA FIRME, ASSADEIRA DE VIDRO GRANDE
EMBALAGEM: VIDROS OU POTES BEM FECHADOS
1. Separe previamente todos os ingredientes
2. Em uma panela de fundo grosso coloque o açúcar, o amendoim, a essência de baunilha e a água.
3. Assim que ferver, baixe o fogo e vá mexendo até começar a criar uma calda ponto de caramelo.
4. Acrescente o doce de leite e mexa até açucarar.
5. Desligue o fogo e continue mexendo para não grudar na panela.
6. Passe imediatamente para uma assadeira de vidro grande, espalhando bem as amêndoas.
|