Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

27 de Março de 2020 - 17:39:21

Primeiro caso de Covid-19 confirmado na cidade

“Queremos o bem da nossa cidade, que entendam que é necessário, nesse momento, o isolamento”
 
 
Primeiro caso de Covid-19 confirmado na cidade

Tijucas iniciou a limpeza em espaços públicos, priorizando locais com maior circulação de pessoas 

 

Na noite da última segunda-feira, através de um vídeo divulgado nas redes sociais oficiais do município, Tijucas anunciou ter recebido o primeiro teste positivo para o Covid-19, confirmando o primeiro paciente daqui com coronavírus. Até o boletim fechado na última quarta-feira, a cidade tem, ainda, quatro casos suspeitos (aguardando resultado do teste) e 94 sendo monitorados.  

“Temos um caso positivo para o coronavírus. A pessoa está bem, continua em casa. Nós temos monitorado essa pessoa. Apresentou quadro respiratório leve, continuamos monitorando ela e as pessoas ao redor dela. Desde que ela chegou, informamos para ficar no isolamento, que é o procedimento”, informou o secretário de Saúde, Vilson Porcíncula, no vídeo de anúncio do caso.  

Já o prefeito Eloi Mariano Rocha aproveitou o momento do anúncio para fazer o apelo à população para que sigam tendo os cuidados, conforme as orientações. “Queremos o bem da nossa cidade, que entendam que é necessário, nesse momento, o isolamento. É ficar em casa! Não vamos entender essa paralisação como férias, e sim como uma guerra, que só vamos vencer se todos entenderem que, neste momento, temos que ficar em casa”, destacou o prefeito. 

 

LIMPEZA DE ESPAÇOS PÚBLICOS

A partir da noite da última quarta-feira (25) uma empresa especializada faz a pulverização com produto desinfetante em diversos espaços públicos de Tijucas, priorizando os locais onde há maior circulação de pessoas. 

A medida acata nota técnica da Vigilância Sanitária, que não recomenda simples lavação com produtos químicos e sim pulverização com quaternário de amônia. O serviço teve início após às 20h em frente a locais como: hospital, igrejas, praças públicas, farmácias, agências bancárias e estacionamentos de supermercados, bem como em frente a todas as unidades de saúde em funcionamento. 

De acordo com o prefeito de Tijucas, a ação visa maior proteção à comunidade, porém, a orientação ainda é de isolamento. “A limpeza de espaços públicos é importante, até porque os serviços essenciais permanecem, no entanto, reforço o pedido de isolamento a todos. FIQUEM EM CASA. Esta sim é a melhor forma de prevenção neste momento”, diz o prefeito Eloi Mariano Rocha.

 

Atendimento psicológico para combater o isolamento  

Com objetivo de conter a proliferação do novo Coronavirus, o isolamento social foi a medida emergencial adotada pela Administração Municipal. No entanto, o que funciona como segurança para o corpo pode não causar o mesmo efeito para a mente. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas está disponibilizando uma Central de Atendimento Psicológico. 

A ação de acolhimento via telefone deve ajudar a população da cidade a conter a ansiedade e o medo agravado pelo isolamento social. O plantão acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 00h e no fim de semana o dia todo. “Esse afastamento social provoca vários impactos emocionais para muitas pessoas. A nossa equipe está trabalhando para proporcionar a comunidade um meio de falar sobre as angústias desse momento, responder aos questionamentos e ajudar a controlar o lado emocional”, afirma o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula. 

De acordo com a psicóloga Cassiana Pirath, coordenadora da Atenção Básica do município, foram acionados os psicólogos da Rede Municipal de Saúde para o atendimento ao público. Segundo a coordenadora as pessoas mudaram bruscamente, de uma hora para outra, a rotina delas, o que desencadeia uma série de sentimentos. 

“Antes, as pessoas ocupavam a mente e o tempo com trabalho, escola, casa. Agora, elas precisam saber desacelerar e cuidar delas mesmas. A intenção desse trabalho é justamente dar apoio e orientação sobre como agir nesse cenário, ajudar numa situação de ansiedade, pânico, entre outros problemas que possam vir a acontecer devido ao isolamento e o medo do vírus”, comenta Cassiana. 

 

Campanha Viralizando Solidariedade

Central de Atendimento Psicológico (via ligação e WhatsApp):

(48) 9 9181- 3892 – Segunda a sexta-feira das 8h às 17h, domingos o dia todo. 

(48) 9 9985 - 5979 – Segunda a sexta-feira das 17h às 00h, sábados o dia todo.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube