Tijucas iniciou a limpeza em espaços públicos, priorizando locais com maior circulação de pessoas
Na noite da última segunda-feira, através de um vídeo divulgado nas redes sociais oficiais do município, Tijucas anunciou ter recebido o primeiro teste positivo para o Covid-19, confirmando o primeiro paciente daqui com coronavírus. Até o boletim fechado na última quarta-feira, a cidade tem, ainda, quatro casos suspeitos (aguardando resultado do teste) e 94 sendo monitorados.
“Temos um caso positivo para o coronavírus. A pessoa está bem, continua em casa. Nós temos monitorado essa pessoa. Apresentou quadro respiratório leve, continuamos monitorando ela e as pessoas ao redor dela. Desde que ela chegou, informamos para ficar no isolamento, que é o procedimento”, informou o secretário de Saúde, Vilson Porcíncula, no vídeo de anúncio do caso.
Já o prefeito Eloi Mariano Rocha aproveitou o momento do anúncio para fazer o apelo à população para que sigam tendo os cuidados, conforme as orientações. “Queremos o bem da nossa cidade, que entendam que é necessário, nesse momento, o isolamento. É ficar em casa! Não vamos entender essa paralisação como férias, e sim como uma guerra, que só vamos vencer se todos entenderem que, neste momento, temos que ficar em casa”, destacou o prefeito.
LIMPEZA DE ESPAÇOS PÚBLICOS
A partir da noite da última quarta-feira (25) uma empresa especializada faz a pulverização com produto desinfetante em diversos espaços públicos de Tijucas, priorizando os locais onde há maior circulação de pessoas.
A medida acata nota técnica da Vigilância Sanitária, que não recomenda simples lavação com produtos químicos e sim pulverização com quaternário de amônia. O serviço teve início após às 20h em frente a locais como: hospital, igrejas, praças públicas, farmácias, agências bancárias e estacionamentos de supermercados, bem como em frente a todas as unidades de saúde em funcionamento.
De acordo com o prefeito de Tijucas, a ação visa maior proteção à comunidade, porém, a orientação ainda é de isolamento. “A limpeza de espaços públicos é importante, até porque os serviços essenciais permanecem, no entanto, reforço o pedido de isolamento a todos. FIQUEM EM CASA. Esta sim é a melhor forma de prevenção neste momento”, diz o prefeito Eloi Mariano Rocha.
Atendimento psicológico para combater o isolamento
Com objetivo de conter a proliferação do novo Coronavirus, o isolamento social foi a medida emergencial adotada pela Administração Municipal. No entanto, o que funciona como segurança para o corpo pode não causar o mesmo efeito para a mente. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas está disponibilizando uma Central de Atendimento Psicológico.
A ação de acolhimento via telefone deve ajudar a população da cidade a conter a ansiedade e o medo agravado pelo isolamento social. O plantão acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 00h e no fim de semana o dia todo. “Esse afastamento social provoca vários impactos emocionais para muitas pessoas. A nossa equipe está trabalhando para proporcionar a comunidade um meio de falar sobre as angústias desse momento, responder aos questionamentos e ajudar a controlar o lado emocional”, afirma o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula.
De acordo com a psicóloga Cassiana Pirath, coordenadora da Atenção Básica do município, foram acionados os psicólogos da Rede Municipal de Saúde para o atendimento ao público. Segundo a coordenadora as pessoas mudaram bruscamente, de uma hora para outra, a rotina delas, o que desencadeia uma série de sentimentos.
“Antes, as pessoas ocupavam a mente e o tempo com trabalho, escola, casa. Agora, elas precisam saber desacelerar e cuidar delas mesmas. A intenção desse trabalho é justamente dar apoio e orientação sobre como agir nesse cenário, ajudar numa situação de ansiedade, pânico, entre outros problemas que possam vir a acontecer devido ao isolamento e o medo do vírus”, comenta Cassiana.
Campanha Viralizando Solidariedade
Central de Atendimento Psicológico (via ligação e WhatsApp):
(48) 9 9181- 3892 – Segunda a sexta-feira das 8h às 17h, domingos o dia todo.
(48) 9 9985 - 5979 – Segunda a sexta-feira das 17h às 00h, sábados o dia todo.
|