A secretaria de Assistência Social de Porto Belo realizou, na segunda-feira (23), a entrega de kits de higiene pessoal às pessoas em situação de rua. Junto com o kit foi entregue uma garrafa de 10 litros de água. Além das entregas, a equipe de abordagem fez orientações sobre os cuidados na pandemia do coronavírus.
A equipe da secretaria de Assistência Social já havia feito, no início da semana anterior, uma série de abordagens às pessoas em situação de rua, explicando sobre a doença e a importância de se protegerem. Na oportunidade foi oferecido ajuda àqueles que queriam voltar para as famílias ou seguir tratamento contra as drogas e álcool.
A prefeitura informou que: “neste momento o Município de Porto Belo, seguindo a determinação do Ministério da Saúde, não abrigará estas pessoas, levando em consideração que não devem estar aglomeradas em um mesmo local”.
CADASTRO PARA CESTAS BÁSICAS
A secretaria de Assistência Social de Porto Belo, levando em consideração a crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus, tem realizado cadastros de famílias que precisam de apoio, principalmente em alimentação. Em relação às novas famílias que tem necessitado de apoio, após o contato via telefone, uma assistente social faz uma visita à residência e cadastra a família no sistema.
O secretário de assistência Social, Magno Muñoz, lembra que muitas pessoas dependem do trabalho autônomo para garantir as necessidades básicas da sua família e que estão sem poder trabalhar. "A Secretaria de Assistência Social tem o papel fundamental de assegurar o direito dessas famílias, que não tem condições de arcar por conta própria com as necessidades básicas, como higiene e alimentação. Estamos atendendo as famílias em situação de vulnerabilidade via telefone e visitas nas casas, para evitar o fluxo de pessoas no prédio da Secretaria. É hora de unir forças e ajudar quem precisa", explica.
Quem quiser ajudar com doações de alimentos e produtos de higiene pessoal, bem como solicitar ajuda para sua família, deve entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social através dos telefones (47) 3369-6025, 3369-6018 e (47) 9 8875-9575, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
|