Topo
TIJUCAS | Terça Feira, 23 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

20 de Março de 2020 - 13:12:18

Governo decreta estado de emergência em Santa Catarina

Entre as medidas restritivas anunciadas pelo governador está o fechamento do comércio e a proibição de eventos, incluindo missas e cultos
 
 
Governo decreta estado de emergência em Santa Catarina

Entre as decisões anunciadas está a suspensão do transporte coletivo  

 

O governador Carlos Moisés (PSL) decretou situação de emergência em Santa Catarina na terça-feira, por conta da pandemia de coronavírus. Uma série de medidas restritivas, que devem ser adotadas pelos sete dias seguintes à decisão, foi anunciada como forma de conter a proliferação do vírus no estado. A decisão foi tomada após o primeiro registro de transmissão comunitária em território catarinense da Covid-19 - quando não é possível saber a origem da contaminação. Entre as ações está a suspensão do transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros, além de proibição do funcionamento de comércio, academias e restaurantes. 

Neste período, permanecerão abertos serviços considerados essenciais, como farmácias, supermercados, unidades de saúde, postos de combustível e distribuidoras de gás e água. Serão mantidos em funcionamento presencial em SC apenas os serviços públicos essenciais no âmbito municipal, estadual e federal. Todos os demais serão exercidos por meio digital ou remoto. 

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado na quarta-feira e tem validade a partir da publicação. Após os sete dias, será feita uma nova avaliação para verificar a necessidade de se manter as restrições. “Essa é uma medida restritiva difícil, mas necessária para que a gente tenha resultados positivos e consiga conter o avanço da doença, ao contrário do que aconteceu em outros países”, destacou o governador. 

Diante deste novo quadro, ou seja, com a transmissão dentro do estado e sem se saber a origem, Santa Catarina passa de situação de perigo iminente (nível 2) para emergência em saúde pública (nível 3). “O melhor local para ficar agora é em casa. Sem circular nas ruas, sem se expor ao convívio com outras pessoas, porque isso pode transmitir o vírus. Precisamos evitar o colapso do sistema de saúde”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino. 

 

ESCOLAS FECHADAS

A Secretaria de Estado da Educação (SED) informou as ações adotadas para a suspensão das atividades dos servidores e das estruturas vinculadas à pasta, a partir do dia 18, quarta-feira. Além da administração central, situada em Florianópolis, a SED conta com 36 coordenadorias regionais de educação, nas seis macrorregiões de SC. O atendimento ao público externo já foi interrompido no órgão central e nas coordenadorias. 

O secretário de Educação, Natalino Uggioni, fará uma videoconferência com os integrantes das coordenadorias e supervisores na tarde desta quarta-feira para esclarecer dúvidas sobre os 30 dias de suspensão das aulas nas unidades das redes pública de ensino, decretados pelo Governo de Santa Catarina na terça-feira, e a situação de emergência decretada na mesma data. Professores e servidores das escolas do estado permanecem em recesso por 15 dias, aguardando novo comunicado no dia 2 de abril, após avaliação do período. 

 

O DECRETO SUSPENDE POR 7 DIAS: 

- A circulação do transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros; 

- Atividades e serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, shopping centers, restaurantes e comércio em geral; 

- Atividades e serviços públicos não essenciais, no âmbito municipal, estadual e federal; 

- A entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro, mediante regulamentação por portaria específica; 

 

MEDIDAS PARA 30 DIAS 

- Eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos ficam suspensos em todo o território catarinense por 30 dias; 

As indústrias deverão operar em sua capacidade mínima necessária nas regiões em que já tenha sido identificado o contágio comunitário. 

 

Quais são os serviços essenciais que podem ser mantidos? 

Seguem abertos: 

- Farmácias; 

- Supermercados; 

- Unidades de saúde; 

- Postos de combustível; 

- Funerárias; 

- Distribuidoras de água e gás; 

- Distribuidoras de energia elétrica; 

- Clínicas veterinárias de emergência; 

- Serviços de telecomunicações;

- Órgãos de imprensa; 

- Segurança privada; 

- Coleta de lixo. 

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube