Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

18 de Junho de 2015 - 09:41:57

``Conseguimos acabar com a fila da madrugada´´

Há pouco mais de dois meses no cargo, secretária de Saúde de Canelinha fala das mudanças na pasta
 
 
``Conseguimos acabar com a fila da madrugada´´

Sueli Grimm trabalhou três décadas na Educação até ser convidada a assumir a secretaria de Saúde de Canelinha. Uma das marcas registradas da pedagoga, é saber lidar com o público. Em dois meses, Sueli tentou organizar a fila de espera para agendamento de consultas médicas e pretende implantar outras ações até o final do ano.

 

DAQUI - Como estava a situação da Secretaria de Saúde quando a senhora assumiu?

Sueli - Quando eu assumi, encontrei muitos pedidos de exames. Principalmente exames de especialidades, como ortopedia e oftalmologia. Nós temos uma grande demanda nessas duas áreas. Havia muitos pedidos e nós já estamos resolvendo essa situação. Vamos encaminhar alguns pacientes de cirurgia de oftalmo para Nova Trento, outros para Santo Amaro. Em ortopedia, vamos continuar em São João Batista, onde são feitas pequenas cirurgias.

 

DAQUI - Assim que assumiu, a senhora tentou organizar a fila de espera para consultas. Há outras mudanças previstas?

Sueli – Nós conseguimos acabar com a fila da madrugada. Agora nós fizemos o agendamento de consultas todas as segundas-feiras. Está sendo muito bom, o pessoal já está se acostumando. Claro que nós ainda temos fila. Mas agora é durante o dia. A pessoa consegue entrar na unidade de saúde, não precisa ficar esperando na rua. Além disso, a pessoa já está alimentada e fica mais confortável. Outra ação muito importante que vamos implantar é o lanche da madrugada. Esse “kit lanche” vem com uma fruta, bolachinhas e suco, e será servido aos pacientes que vão para Florianópolis entre as 4h30 e 5h. Vamos oferecer uma base de 15 lanches por dia. Eu acho muito importante. Muitas pessoas que vão consultar neste horário não comem nada antes de vir. Não vamos estender ao pessoa das 10h, porque esses geralmente já vem de casa com um cafezinho. 

 

DAQUI - Uma reclamação constante é ambulancioterapia. Os hospitais do interior não tem autorização para resolver certos casos de saúde e os pacientes acabam transferidos para a Capital, até mesmo em simples consultas. A senhora acha que os hospitais do Vale poderiam resolver mais problemas por aqui?

Sueli - Os especialistas geralmente são de Florianópolis. Este é um problema. Canelinha hoje está adquirindo uma nova ambulância para atender o município. Nós sabemos que muitos pacientes precisam de locomoção especial, precisam ir deitados. Por isso a ambulância é muito mais adequada que um veículo. Nós já temos uma ambulância aqui, mas infelizmente não conseguimos atender toda a demanda.

 

DAQUI - Qual a necessidade mais urgente para a Saúde de Canelinha?

Sueli - Nós temos várias necessidades. Mas vejo que a ortopedia é uma das nossas maiores demandas. Também precisamos dos exames de alto custo. Muitas vezes encontramos dificuldades para marcar, porque são grandes as filas de espera. Nós ainda temos algumas necessidades de funcionários, principalmente de enfermeiros. Muitos pedem as contas e vão para o município de origem, passam em concurso público. E nós ficamos sem esse funcionário na rede. Agora o nosso fisioterapeuta está de saída e começa todo aquele processo de edital, tramitação de documento, o paciente fica sem atendimento. Mas no geral estamos conseguindo nos equilibrar.

 

DAQUI - Quem chega aqui na secretaria sempre encontra a porta da sua sala aberta. Esta é uma característica sua?

Sueli - É, realmente. Como estou há pouco tempo, acho importante esse contato para conhecer o público. Eu não costumo sair da secretaria devido essa situação. Quero saber as principais necessidades. Eu sei que a função do secretário não é só fazer um serviço de atendimento ao público, mas acho importante neste momento.  

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube