Ontem recebemos a seguinte matéria enviada pela assessoria de comunicação da prefeitura de Itapema: “A Secretaria de Educação iniciou nesta quinta-feira (20/02) a entrega dos kits escolares. Nesta primeira etapa, o material está sendo disponibilizados as turmas de berçários e maternais e na próxima semana chegará em toda a Educação Infantil e nas escolas de Ensino Fundamental. Todos os materiais serão entregues de acordo com a necessidade pedagógica de cada aluno desde a Educação Infantil até Anos Iniciais e Anos Finais. Uma das novidades deste ano são as tintas guache, esquadro, transferidor e até compasso”.
A matéria oficial da cidade vizinha à Tijucas vem justamente um dia após o Jornal DAQUI encerrar uma campanha de arrecadação de materiais escolares para fornecer kits completos às crianças carentes do município, que os pais não teriam condições de comprar os materiais. E fica aqui a pergunta: por que uma cidade consegue fornecer os kits às crianças e outras não?
Alguns podem dizer: mas seria desperdício “gastar” – e nem usam a palavra correta “investir” – com materiais escolares sendo que muitos não iriam usar, porque ganham coisas novas dos pais. Bom, se este realmente é o caso, então que coloquem este item na rematrícula dos alunos, para que informem se precisam ou não do material. Só não podemos é permitir que as crianças se sintam inferiores às outras por não terem, sequer, o material básico para estudar. É uma questão de dignidade e senso de justiça social. MATERIAL ESCOLAR PARA TODOS... JÁ!
|