Hoje entregamos a você, leitor, nossa edição de número 247. Mas porque este número seria especial? Porque é também a edição que marca os cinco anos de fundação do Jornal DAQUI. Números que podem representar pouco para uns, mas que significam grandes batalhas, muita superação e dedicação imensa a um sonho que parecia tão distante... E que se fez real, semana após semana.
Quando criança, ouvia muitas vezes a frase “esse menino vai longe”. E as pessoas que diziam isso, levavam esse longe ao pé da letra, falavam geograficamente – com a ideia de quem, um dia, teria notícias de que eu estava numa ‘cidade grande’ tendo sucesso em alguma profissão, seja ela qual for. Só esqueciam de me perguntar: “queres ir longe?”. Não. Nunca quis. Sempre quis estar aqui. E fazer a diferença aqui!
Após concluir a minha primeira faculdade (no ano de 2009, em Comunicação Social – Jornalismo) mudei de Tijucas para crescer profissionalmente, adquirir mais experiência para que, quando retornasse, tivesse bagagem suficiente para fazer aqui o que tivesse aprendido em minhas andanças. Com o jornalismo, surgiram oportunidades tentadoras de não voltar. Viagens, novos horizontes, coberturas internacionais... Mas eu sabia que o momento mais feliz do mês era aquele dia em que eu conseguia vir para minha Tijucas – andar descalço pelas ruas da Praça, encontrando amigos e cumprimentando conhecidos. Eu não queria “ir longe”.
Foi em 2015 que, na época em sociedade com a também jornalista Ana Maria Leal da Veiga, criamos coragem para apresentar a Tijucas o nosso projeto – que aguardou para ser executado no momento em que tivéssemos mais amadurecidos profissionalmente. A cada edição sentíamos o frio na barriga de quem tinha medo de não ser abraçado pelo povo daqui. E conforme o número de edições publicadas crescia, víamos que éramos melhor recebidos pelo nosso povo – pela nossa terra. E ali tínhamos o gás para correr atrás, mesmo com tantas adversidades. Foram dias difíceis. Mas nunca deixamos que qualquer dificuldade se refletisse nas páginas do nosso DAQUI.
E até hoje é assim... O cuidado com cada página e conteúdo aqui publicados é o mesmo daquela primeira edição, que preparamos com tanto carinho naquele 5 de fevereiro de 2015, quando nos apresentamos para Tijucas dizendo “somos DAQUI e queremos fazer a diferença na nossa terra. Vocês abrem suas portas para o nosso sonho?”. E desde então temos sonhado juntos – jornal, anunciantes e leitores. Quando eu digo que “eu não quero ir longe” e me perguntam o porquê, o DAQUI é a minha melhor resposta.
Cláudio Eduardo de Souza – Jornalista e fundador do Jornal DAQUI
|