Parece clichê afirmar que o professor é o responsável pela formação inicial de todos os demais profissionais. Mas é a pura verdade. Vimos, depois, algumas profissões sendo endeusadas, recebendo altos salários e tendo prestígio, enquanto os responsáveis pelas primeiras lições permanecem esquecidos muitas vezes. Então, o mínimo que se espera é que os professores tenham boas condições de trabalho e mais reconhecimento (inclusive financeiro).
Em Tijucas, a prefeitura anunciou ontem que, acompanhando o índice nacional de reajuste do piso salarial de professores, o município terá reajuste de 12,84% nos salários dos profissionais do magistério. Segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, trata-se do maior aumento em reais desde 2009.
Conforme a notícia oficial do município, para a administração de Tijucas, o índice concedido é uma forma de valorizar os profissionais. O reajuste salarial do magistério é regulamentado pela lei municipal 41/2015, que dispõe sobre a organização do magistério público municipal, estruturando carreira e estabelecendo normas especiais sobre seus direitos e vantagens, entre outros aspectos do setor.
|