Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

17 de Janeiro de 2020 - 22:07:54

Fala Especialista

 
 
Fala Especialista
Dra Ana Paula Pasin Boger 
CRM/SC 15987 
CLÍNICA CEM - R. Leoberto Leal, 230 - Centro, Tijucas - SC 
 
Ano novo, vida nova, não é mesmo? Passado as festas de final de ano, começam as preocupações com a saúde, com os excessos e com os quilos extras adquiridos desde então. O início de ano é um bom momento para repensar atitudes, criar metas, se cuidar e aproveitar para realizar o tão falado “check-up”. 
O check-up médico é uma avaliação de saúde do indivíduo no geral, de acordo com as suas características próprias, como idade, sexo, hábitos, antecedentes pessoais e familiares, fatores ambientais e profissionais. Nem sempre se refere a realização de exames caros e sofisticados. Tem por objetivo detectar fatores de risco, prevenir doenças por meio da informação e realizar ações de prevenção. Cuidados como: vacinação em dia, parar de fumar, realização de atividade física regular, bom sono e alimentação adequada são indiscutíveis. Por isso, uma boa conversa (anamnese) e exame físico são fundamentais. 
Esta avaliação pode e deve ser feita em qualquer idade, porém, a partir dos 30, 40 anos é ainda mais importante, devido a mudanças no estilo de vida, diminuição de atividade física, carga de trabalho, aumento de peso e estresse, que elevam os fatores de risco para doenças. Deve ser realizado uma vez ao ano, de preferência na mesma época, para tornar-se uma rotina. 
Muitas vezes, há necessidade de realização de exames específicos também, para diagnóstico precoce de doenças que podem ser silenciosas ou que já existam (colesterol alto, hipertensão, diabetes) cujo tratamento trará impacto positivo na saúde e bem-estar do indivíduo. 
Após realizar os exames, lembre-se de seguir as orientações médicas e tentar cumprir as metas estabelecidas. Afinal, seu objetivo com o check-up é melhorar sua saúde. Já tem seu médico de confiança? Cuide-se e realize o seu check-up anual.
 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube