Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

11 de Junho de 2015 - 09:22:18

Um apaixonado pela imprensa

Com 18 anos, Walmor Telles fundou seu primeiro jornal. Aos 70, continua na ativa
 
 
Um apaixonado pela imprensa

 

Raio-X

Walmor da Silva Telles

Idade: 70 anos

Carreira: Entrou no mercado de trabalho aos 12 anos, como office-boy na extinta Usati. Aos 16 anos, já era chefe de escritório da empresa.
Em 1963, aos 18 anos, abriu o jornal O Tijuquense. Na mesma época, fundou a Gráfica Telles.
Aos 21 anos foi eleito vereador e permaneceu por três legislaturas.
Em 1987, foi um dos fundadores da Rádio Vale. Foi, ainda, secretário municipal de Administração.
Fundou o Jornal de Tijucas. Também foi vice-presidente da Adjori (Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina).
Em 2009, vendeu o Jornal de Tijucas para o Grupo RIC, que instalou o Notícias do Dia, primeiro jornal diário da cidade.
Atualmente é diretor do Notícias do Dia no Vale do Rio Tijucas.

 

Parte da história recente de Tijucas está guardada na memória e registrada nos veículos de comunicação que Walmor da Silva Telles ajudou a criar. Aos 18 anos, menino e sonhador, fundou sua primeira empresa e descobriu uma grande paixão: fazer jornal. Aos 70 anos e com mais de cinco décadas de trabalho, não quer parar tão cedo. Quer saúde para dedicar os próximos anos da vida àquilo que mais gosta de fazer.

Seria necessário um jornal inteiro para contar as estórias de Walmor. Saudoso, relembra a difícil missão de fazer um periódico circular em uma época sem internet. “Quando fundei O Tijuquense, não havia outro jornal em circulação por aqui. Nós tínhamos que montar os arquivos e levar até a gráfica, que sempre ficavam em outras cidades. Dormi muitas noites dentro do carro, esperando para trazer as notícias quentinhas para Tijucas”, lembra.

Na mesma época que fundou O Tijuquense, em 1963, Walmor também empreendeu e inaugurou a Gráfica Telles. Ficou à frente dos dois empreendimentos por mais de vinte anos, quando abriu mão para tocar um projeto ambicioso: a criação da Rádio Vale. “Conseguimos a concessão para uma emissora de rádio em Tijucas, mas não tínhamos dinheiro para montar. Pedi apoio à Portobello, que abraçou a causa”, conta.

Depois de meses de trabalho, a Rádio Vale entrou no ar às 6h da manhã de 29 de junho de 1987, com a música América Menina, do Grupo 4ª Redenção, de Itajaí. “Foi a maior alegria da minha carreira”, conta, com lágrimas nos olhos. “O controle remoto para ligar o transmissor no Sul do Rio não havia ficado pronto. Eu tinha um carro velho e fui até lá para apertar o botão para a primeira transmissão. Em cima da ponte, um pneu furou. Prossegui. Em seguida, outro pneu furou. Mesmo assim não desisti. Acabei com o carro, mas estava lá, pontualmente, para dar o primeiro clique da rádio”, orgulha-se. 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube