Vigilância em Saúde de Tijucas pede que os pais fiquem atentos
Os municípios vêm sofrendo com a falta da Vacina Pentavalente – que tem como objetivo proteger principalmente crianças contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo B, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. Em Tijucas não tem sido diferente. Na quarta-feira, o Ministério da Saúde emitiu uma nota de esclarecimento sobre o assunto, esclarecendo que distribuiu 154.580 doses da vacina para Santa Catarina, em 2019.
Conforme a nota, última remessa feita para o Estado foi em outubro, com o envio de 22 mil doses e, em novembro, ainda não foi possível realizar o envio, pois a carga que chegou ao Brasil está aguardando parecer da Organização PanAmericana da Saúde (OPAS) para posterior liberação da Anvisa. Ainda de acordo com a nota, tão logo essas doses sejam liberadas para uso, serão distribuídas para os estados.
O texto continua esclarecendo que, quando os estoques forem normalizados, o Sistema Único de Saúde fará busca ativa pelas crianças que completaram dois, quatro ou seis meses de idade, entre os meses de agosto e novembro, para vaciná-las. A distribuição das vacinas aos municípios é de competência das Secretarias de Saúde dos Estados. O documento finaliza dizendo que os pais que por ventura não conseguiram vacinar seus filhos devem procurar as salas de vacinação nos municípios e programarem a vacinação das crianças, conforme o cronograma de imunização.
“É importante destacar que não existe apenas esta vacina. Muitos pais estão deixando de vir até os postos de vacinação pela falta desta específica. Orientamos aos pais e responsáveis que a carteira de vacinação das crianças deve ser verificada regularmente, vocês podem se informar nos postos de saúde ou com as agentes de saúde”, instrui a enfermeira Elenise Zimmer dos Santos, coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas. O Brasil demanda, atualmente, 800 mil doses mensais da Vacina Pentavalente, mas o abastecimento está parcialmente suspenso desde julho de 2019.
|