Topo
TIJUCAS | Sábado, 20 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

06 de Dezembro de 2019 - 13:48:40

Quando a dor no abdome é preocupação

 
 
Quando a dor no abdome é preocupação
Dra Ana Paula Pasin Boger 
CRM/SC 15987 
 
A dor no abdome corresponde de 5 a 10% das consultas de emergência. É um desafio frequente do ponto de vista médico, pois o diferencial é amplo, desde casos benignos até fatais. As causas podem ser clínicas, cirúrgicas, abdominais ou extra-abdominais. 
Esta enfermidade é frequente em todos os grupos de idade, porém, o pico de incidência é de 18 a 24 anos e tem uma leve predominância no sexo feminino. 30 a 70% dos casos são não cirúrgicos, inclusive a dor abdominal não específica é a causa mais comum (de 30 a 40%). Já a causa cirúrgica mais comum é a apendicite. 
A dor abdominal pode não ser causada por uma doença subjacente. Algumas dessas causas são: prisão de ventre, gases, alimentação em excesso, estresse ou tensão muscular. E a abordagem inicial é justamente centrada em diferenciar a doença funcional benigna da patologia orgânica. Nos casos benignos ou funcionais, os estudos laboratoriais devem ser normais. Sugere doença orgânica: perda de peso, febre, sangramentos, anemia, sinais de desnutrição.  
A dica de hoje é: se a pessoa com dor abdominal possuir sinais clínicos de gravidade tais quais: febre, dor intensa, sudorese, vômitos, suspeita de gravidez, sinais vitais instáveis como alteração da pressão arterial e da frequência cardíaca e/ou for maior de 50 anos, deve procurar atendimento médico imediatamente.
 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube