Você já ouviu falar em Confort Food ou Gastronomia Afetiva? Contrário aos movimentos de Fast-food e receitas muito elaboradas, a gastronomia afetiva é uma cozinha baseada na busca de emoções e bem-estar, com foco nas memórias afetivas. Conhecida também como a comida da alma, a que traz bem-estar físico e aconchego. Geralmente com um toque de nostalgia, ela é aquela receita de família, um doce que lembra um momento importante, ou algum laço social, por exemplo. Mais que apenas uma tendência, este movimento além de resgatar memorias afetivas, também retoma o ato de e reunir pessoas.
A forte relação entre a memória e os aspectos emocionais da comida despertou meu interesse em escrever sobre o tema. A partir desta edição teremos um encontro mensal no Jornal Daqui para falarmos sobre as Memórias Gastronômicas da Nossa Tijucas. Já pararam para pensar quais pratos, produtos ou receitas representam nossa cidade? Uma pesquisa muito superficial – ao meu estômago - fez eu me lembrar e salivar pensando em comidas como: Pirão com Linguiça, Roseta da Festa do Divino, Bala de Banana, Doces do Timbé, etc. A lista é grande e conto com a interação dos leitores para não deixar nenhuma delícia de fora. Afinal de contas, temos que honrar a memória gastronômica da cidade.
Sendo esta a minha primeira coluna, quero dividir afetuosamente com os leitores uma das receitas preferidas da minha família: Bolo Mãe Benta – o queridinho da minha Mãe Fátima. Com amor, da minha família para a sua!
Bolo Mãe Benta
Ingredientes
1 litro de leite
1 xícara de fubá fino
2 e 1/2 xícaras de açúcar
2 colheres de margarina
4 ovos
5 colheres de trigo
1 colher de fermento
1 pacote de queijo ralado
1 pacote de coco ralado em flocos
Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno a 180° por 15 minutos.
Bata todos os ingredientes no liquidificador até homogeneizar bem.
Leve para assar em forma retangular, untada com margarina por, aproximadamente, 40 minutos ou até começar a dourar.
|